SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Manchas de pele ou câncer? 5 sinais que você deve prestar atenção

November 6, 2018 17:23

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer. Nem todos são mortais, no entanto, o melanoma é uma das variedades mais perigosas. A menos que seja detectado cedo, pode causar a morte. Felizmente, você pode analisar eventuais anomalias com a ajuda desse simples autodiagnóstico.

Alexander Raths / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pele de bebê! Dê adeus às manchas e ao envelhecimento da pele com o uso de ácidos e descubra qual deles é o ideal para você!

1. Assimetria

Caso metade da mancha seja diferente da outra metade em seu formato, pode ser um sinal de que a mancha seja, de fato, cancerígena.

Alim Yakubov / Shutterstock.com

2. Forma

Caso a mancha de pele seja desigual ou tenha contornos difusos, isso pode ser um sinal de melanoma.

Nasekomoe / Shutterstock.com

3. Cor

Manchas muito escuras ou de contorno irregular podem ser sinais da doença.

Nasekomoe / Shutterstock.com

4. Diâmetro

Caso o diâmetro da mancha seja maior do que o diâmetro de um lápis comum, você deve prestar atenção nela. No entanto, existem melanomas que são igualmente bem pequenos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 causas comuns das manchas faciais

Nasekomoe / Shutterstock.com

5. Alterações

Manchas que mudam de tamanho, forma ou cor precisam ser analisadas com mais atenção.

Nasekomoe / Shutterstock.com

Caso você tenha percebido manchas e marcas na pele, e não conseguiu chegar a nenhum resultado sobre o quanto elas podem ser perigosas, o melhor a fazer é consultar um dermatologista de sua confiança. Será mais fácil para o especialista determinar se há motivo para preocupação e o tipo de tratamento a ser feito.

Africa Studio / Shutterstock.com

Para a prevenção e para um diagnóstico mais eficiente do problema, recomenda-se realizar o autoexame uma vez por mês. Observe quais as manchas e marcas que já estavam em seu corpo e examine com cuidado o aparecimento de novas.

Os sinais de câncer de pele podem ajudá-lo a se livrar da doença antes que o câncer possa se espalhar pelo corpo. A maioria dos casos de melanoma progride devido à radiação ultravioleta. Pessoas com pele clara são particularmente suscetíveis aos efeitos da radiação, muito embora a doença possa atingir pessoas de qualquer tipo de pele. 

Mantenha sua pele saudável, não esqueça de usar o protetor solar, não deixe seu corpo exposto ao sol por muito tempo, use óculos de sol e faça uma avaliação completa do seu corpo regularmente. Nunca deixe de cuidar da sua saúde!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Manchas brancas na pele? Saiba o que são as sardas brancas e como cuidar


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.