INSPIRAÇÃO

Mitos sobre a criação de filhos bilíngues e ideias criativas para que os filhos aprendam dois ou mais idiomas

December 15, 2017 13:05

Os mitos sobre a criação dos filhos bilíngues estão por toda parte e, por isso, alguns pais perdem as motivações para ensinar aos filhos dois idiomas. Inclusive, muitos acreditam que a aprendizagem de vários idiomas quando pequenos podem gerar confusões, atrasos ou até a perda de oportunidades em outras áreas.

A seguir, serão explicados os mitos mais comuns a respeito e serão apresentadas algumas ideias criativas para mostrar aos seus filhos a paixão pelos idiomas:

Mitos

1. O crescimento das crianças em um ambiente bilíngue confunde as crianças

Ao que parece, este mito nasce como resultado de velhas pesquisas que chegaram à conclusão de que a exposição das crianças a dois idiomas diferentes as colocava em desvantagem com respeito a outras crianças. No entanto, Barbara Zurer, autora do livro “Raising a Bilingual Child” (“Criando um filho bilíngue” em português) explica que:

“Desde dias após o nascimento, todas as crianças são capazes de diferenciar muitos idiomas”.

2. A criação dos filhos bilíngues provoca que tenham atrasos no desenvolvimento da fala

Antigamente consideravam que o bilinguismo era o culpado dos problemas de desenvolvimento da linguagem nas crianças. No entanto, “pesquisas recentes afirmam que o bilinguismo não causa atraso no desenvolvimento da fala ou na aquisição da linguagem”, comenta Ellen Stubbe, presidente de um serviço bilíngue de idiomas e discurso.

3. As crianças bilíngues acabam misturando os dois idiomas

Na verdade os falantes bilíngues de todas as idades misturam os idiomas, mas tal “mistura” é inofensiva e inevitável. Os especialistas no assunto afirmam que tudo isto é temporal e que, com o tempo, desaparecerá, visto que a criança desenvolverá vocabulário suficiente nos dois idiomas para não confundi-los.

4. É muito tarde para que você crie um filho bilíngue

Nunca é muito tarde ou muito cedo para ensinar ao seu filho um segundo idioma. Apesar de ser verdade que é mais fácil aprender uma segunda língua quando bem pequeno, não é impossível que se adquira durante a adolescência ou a fase adulta.

5. As crianças são como esponjas e por isso serão bilíngues sem esforço em uma velocidade impressionante

A introdução do seu filho a uma segunda língua requer algum tipo de estrutura e, o que é ainda mais importante, de consistência, seja através de conversas diárias ou ensino formal, pois nenhum idioma se aprende por osmose.

A ideia é expor os filhos a um processo de aprendizagem dos idiomas que seja significativo e interessante. E, para conseguir este objetivo, você pode considerar os seguintes métodos de ensino de idiomas:

Métodos

Mude o idioma dos programas de televisão

A maioria dos canais de televisão a cabo oferecem a possibilidade de mudar os idiomas das transmissões. Faça seus filhos verem televisão nos idiomas que estão aprendendo quando for possível e fale com eles sobre o fato dos seus personagens favoritos também serem bilíngues, para que seja divertido para eles.

Veja vídeos no Youtube

Graças ao Youtube ser global, há milhares de programas online em muitos idiomas diferentes. No caso de crianças pequenas, procure programas no idioma que você quer que aprendam. Se tem filhos maiores, encontre lições online de ensino do idioma da sua preferência.

Os livros gravados expõem seus filhos aos sons da linguagem, favorecem a pronúncia e melhoram a compreensão porque as crianças escutam histórias imersas nos seus contextos. Inclua contos da sua própria cultura para que seja uma experiência mais enriquecedora.

Leia as notícias de outros países

Se seu filho se interessa pelo que atualmente está acontecendo no mundo, existem sites de notícias com temas apropriados para toda a família em vários idiomas. Leia em voz alta os sucessos importantes em outro idioma e esta estratégia os ajudará a desenvolver seu vocabulário e compreensão.

Veja filmes e documentários que incentivem a aprender o outro idioma

Se você não pode encontrar filmes no idioma que deseja que seus filhos aprendam, então procure filmes e documentários sobre pessoas que falam os idiomas e sua cultura.

Siga nas redes sociais celebridades bilíngues

Reforce o valor do bilinguismo seguindo as celebridades que falam dois ou mais idiomas nas redes sociais. De vez em quando, estrelas como Natalie Portmam (que fala hebreu) e Sandra Bullock (alemão) publicam em outros idiomas e assim seus filhos verão o contexto do uso de outras línguas.

O que você achou destes mitos e recomendações relacionados com o bilinguismo? Deixe sua opinião nos comentários e lembre-se de compartilhar a matéria com familiares e amigos!

Fuentes: Huffington PostBaby Center