INSPIRAÇÃO

Quinze razões pelas quais um teste de gravidez pode dar um falso positivo e formas de evitar que isto ocorra

November 23, 2017 18:36

Os testes de gravidez caseiros, esses que podemos encontrar em praticamente qualquer farmácia, são bastante confiáveis. De fato, a maioria deles pode detectar gravidez com uma precisão de 97%, até mesmo a partir do dia subsequente ao desaparecimento do período menstrual. Os testes funcionam ao indicar se há ou não um hormônio de gravidez chamado gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina.

Mas, como em tudo, há certos problemas tanto médicos como de uso do teste que podem alterar o resultado e dar o que chamamos de “um falso positivo”. As mais comuns são:

1) As doenças dos ovários como PCOD ou PCOS.

A síndrome do ovário policístico consiste no desenvolvimento de cistos nos ovários. Estes cistos são grupos de tecidos indiferenciados que afetam o funcionamento dos ovários. Os cistos ovarianos podem produzir HCG mesmo sem existir uma gravidez. O hormônio virá com sua urina e dará um resultado falso positivo com o teste de gravidez.

2) Os medicamentos.

Os suplementos de hormônios, como as injeções de HCG, provocam um teste de gravidez falsamente positivo. Os medicamentos anti-inflamatórios dão à urina uma cor que leva a um teste de gravidez falsamente positivo, da mesma forma que o Rifampin, usado para tratar tuberculose e alguns medicamentos para Parkinson. A sulfasalazina e o Pyridium administrados para a UTI também são motivo de um teste de gravidez equivocado. Outros medicamentos podem disparar os níveis de HCG produzidos pelo corpo: os antidepressivos e os anti-histamínicos, drogas recreativas e os narcóticos, além dos diuréticos.

3) As gravidezes químicas.

Uma gravidez química é um problema que acontece quando a gravidez não é sustentável, como no caso de gravidez ectópica (quando o embrião é implantado em lugares diferentes do útero). Em tal estado, o corpo produz HCG, mas a gravidez aborta espontaneamente. Ao redor de 25% de abortos involuntários são confundidos com menstruações.

4) Os alimentos.

Os colorantes artificiais ou naturais presentes nos alimentos provocam um resultado de teste de gravidez falso positivo. Se você come açafrão ou beterraba, amora ou ruibarbo, provocará um teste de gravidez equivocado. Beba muita água e urine ao menos três vezes antes de fazer o teste de gravidez para evitar um resultado “falso positivo”. Estas linhas de evaporação mostrarão uma cor vermelho rosado. De novo, parecerá um resultado positivo.

5) Mau uso do teste.

Ler o resultado depois de um tempo maior que o indicado, não seguir as instruções, usar um kit vencido, entre outros usos inadequados, podem dar um resultado de teste de gravidez falso positivo.

6) As doenças de urina ou do trato urinário.

As doenças do sistema excretor como os cálculos renais ou do trato urinário podem colorir a urina. Quando os corpos cetônicos começam a aparecer na urina de um paciente diabético, a urina adquire uma cor preta. Todos estes casos darão um resultado falso positivo.

7) A FIV ou outras terapias para tratar a infertilidade.

Durante os tratamentos de infertilidade, os médicos administram à mulher hormônios ovulantes que causam a superovulação. Isto é para garantir que ao menos um deles sobreviva. Durante o IUI, as injeções de hormônios múltiplos elevam o nível de HCG. Este HCG demora ao redor de 12 dias para desaparecer. O teste de gravidez em casa depois do UIU causa um resultado de teste de gravidez falso positivo.

8) Os testes de gravidez vencidos.

Os testes de gravidez vencidos acabaram com os anticorpos HCG que são incapazes de detectar o hormônio HCG na urina. Portanto, o que poderia confundir como um resultado positivo, na verdade será um falso positivo.

9) Uma gravidez recente que foi interrompida.

As gravidezes recém-terminadas não fluem como abortos espontâneos logo quando acontece o aborto. Às vezes, o feto morto fica por dias. Neste caso, se a placenta é funcional, seguirá obtendo resultados positivos, que serão resultados positivos falsos.

10) A aparição de linhas de evaporação ou linhas de sangue.

As linhas de evaporação e as linhas de sangue são desagradáveis. Elas alteram o resultado de um teste de gravidez só para deixar a opção de fazer outro teste. As linhas de evaporação podem colorir a sua urina ou mesmo reagir com o ar circundante. As linhas de sangue são linhas de anticorpos que mostram resultados positivos, principalmente se ficam umedecidos.

11) O sangramento por implantação.

Se o teste de gravidez for realizado no momento da implantação, é possível que a urina tenha alguns coágulos de sangue. A linha que mostra uma cor vermelho rosado depois disto será um resultado falso positivo.

12) Fazer o teste de gravidez no momento equivocado.

Se o teste for realizado muito rápido, em geral é provável que obtenha um falso negativo, mas até pode aparecer um resultado positivo falso. Sua menstruação poderia estar perto e o nível de HCG não ter subido, assim o teste só é positivo porque tomou uma pílula do dia seguinte. Então, obtém-se um resultado positivo e depois a menstruação chegará mais tarde.

13) O aborto espontâneo.

Depois do aborto espontâneo, os níveis de HCG demoram para sumir do sangue. O aborto espontâneo sem exceção dá um teste de gravidez falsamente positivo. Esta é a razão pela qual algumas mulheres sequer chegam a saber que aconteceu um aborto involuntário.

14) Deixar o teste de gravidez por muito tempo.

Deixar o teste de gravidez por muito tempo lhe permite reagir com a atmosfera e dar um resultado falsamente positivo.

15) As pílulas anticoncepcionais ou Mirena como os DIU.

As pílulas anticoncepcionais alteram os hormônios e podem aumentar o HCG por acaso, como consequência da produção de hormônios. Em outro caso, é possível não fazê-lo, mas apresentar sintomas de gravidez. O acidente de Mirena é a síndrome depois da extração do DIU. Existe a remota possibilidade de que isto possa causar um teste de gravidez falsamente positivo.

Para evitar um teste de gravidez falsamente positivo:

—Faça o teste de gravidez corretamente.

—Realize o teste depois de observar os sintomas da gravidez.

—Evite comer alimentos que tenham substâncias colorantes.

—Leia os testes dentro do tempo indicado na embalagem.

—Consulte seu médico sobre os resultados.

Doenças ou problemas médicos que podem causar um resultado falso positivo:

Esterilidade.

As mulheres que se submetem a tratamentos de fertilidade, principalmente para estimular a ovulação, podem tomar medicamentos como Pregnyl e Humegon. Estes medicamentos incluem uma forma de HCG que pode permanecer no corpo durante dias depois do tratamento. As mulheres que recebem estes tratamentos devem seguir as instruções do seu médico para não realizar os testes muito rápido, para evitar receber um resultado falso positivo.

Coriocarcinoma.

O coriocarcinoma é um tipo de câncer que ocorre dentro do útero. As células cancerígenas produzem HCG que pode ser detectado como uma gravidez. Os sintomas do coriocarcinoma incluem sangramento vaginal, dor e cistos no ovário. O tratamento consiste na quimioterapia, seguida de uma estreita observação durante os próximos três anos para detectar uma possível recorrência.

Transtorno da hipófise.

Os transtornos da glândula pituitária podem causar um teste de gravidez falsamente positivo. Os tumores pituitários podem estimular as células na glândula pituitária para produzir HCG. A menopausa também pode afetar a pituitária, o que leva à produção de HCG e testes de gravidez errôneos. Em raras ocasiões, a hipófise pode criar HCG mesmo quando não existe um transtorno ou tumor presente.

Cistos nos ovários.

Os cistos do corpo lúteo nos ovários podem causar falsos positivos nos testes de gravidez. O corpo lúteo permanece no ovário depois do óvulo ser liberado; com o tempo, ele se desintegra e o ciclo se repete. Se o corpo lúteo se enche de sangue ou líquido, se converte em um cisto e permanece no ovário. O corpo lúteo produz HCG e, portanto, pode interferir com a precisão de um teste de gravidez.

Câncer

Alguns tipos de câncer, como o de bexiga e do ovário, podem causar um falso positivo em um teste de gravidez. Estes cânceres podem criar pequenas quantidades de HCG, podendo ser detectadas em testes de gravidez caseiros altamente sensíveis.
Como você pôde ver, existem muitas razões pelas quais um teste de gravidez pode dar um resultado falsamente positivo, então é questão de levar em conta todos estes fatores e consultar seu médico para determinar se realmente existe uma gravidez.

Fonte: The Sun

 


É importante deixar claro que toda informação contida no Fabiosa tem um fim exclusivamente informativo, e que em nenhum momento deve ser considerada como assessoria, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Nunca deixe de procurar um médico, não ignore o conselho médico e nem demore em buscar assistência médica por algo que tenha lido neste site.