FAMÍLIA & CRIANÇAS

6 perguntas que você deve se fazer para entender por que seu parceiro está mentindo para você

February 19, 2018 12:28

Quando descobrimos que nosso parceiro nos contou uma mentira, geralmente ficamos com raiva, nos sentimos ofendidas e esquecemos que, em muitas ocasiões, também mentimos. Já se perguntou por que o seu parceiro mentiu para você?Claramente, não estamos nos referindo a infidelidades.

Na maioria das vezes, o ser humano recorre à mentira como uma maneira de confrontar seus medos, e essa reação é natural. Portanto, hoje queremos propor algumas perguntas que você precisa se fazer para entender se o seu parceiro está mentindo para você porque está com medo de suas reações.

1. O seu parceiro tem autonomia para tomar suas próprias decisões?

Embora possa parecer ridículo e agora você esteja pensando que seu marido pode fazer o que bem entender, você deve se perguntar se você tem certeza disso. Por exemplo, será que você não insistiu e exigiu que ele parasse de jogar jogos de azar? Se você fez isso, seu marido provavelmente está mentindo para você por falta de autonomia.

Ele sente que, se ele lhe contar, você o julgará, e isso é o que ele menos deseja, então ele prefere fazê-lo secretamente e contar uma mentira "piedosa". Seus próprios gostos não devem guiar os gostos dos outros, porque, de outra maneira, você só conseguirá que ele te engane para te agradar.

2. Você respeita a privacidade do seu parceiro?

Embora sejamos seres sociais, vivamos em comunidade e formemos um casal, há uma parte da nossa individualidade que não perdemos e que deve ser respeitada por todos. Seu parceiro exigir privacidade nem sempre significa que ele está sendo infiel; às vezes é o mistério de fazer as coisas que o deixam bem ou feliz e que outras pessoas não compartilham.

Por acaso você já não escondeu uma nota fiscal de uma compra do seu marido simplesmente porque você sabe que ele não compartilha de sua decisão de gastar dinheiro em roupas ou sapatos? Isso é parte de sua privacidade e você gasta seu dinheiro como quiser, porque é seu. Bem, no final, a mesma coisa se aplica a ele: muitas vezes ele simplesmente esconde coisas para manter sua privacidade.

3. O seu parceiro tem segurança emocional suficiente para lhe dizer algo que você não vai gostar?

Você provavelmente já sentiu que uma mentira te salvou de passar uma grande vergonha. Bem, o mesmo pode estar acontecendo com seu parceiro. Ele sente que existem limites que ele não conseguirá cruzar se ele quiser evitar que você fique com raiva ou apenas que o repreenda ou mesmo o abandone.

Para receber a sinceridade do seu parceiro, você deve fazer com que ele sinta confiança em você. Liberte-se de preconceitos, não o repreenda, converse e dialogue, pois será melhor. Quando você não tem medo da reação das pessoas, você é mais aberto e capaz de falar a verdade.

4. Existem algumas questões que te deixam estressada?

Provavelmente o seu marido está escondendo coisas de você ou te contando mentiras apenas para te poupar de ter um momento ruim. É bastante comum para eles mentirem quando vão ao médico, quando se sentem mal ou apenas quando um amigo lhes deve dinheiro.

Ele sabe antecipadamente o quão chateada e preocupada esse tipo de situação te deixa, então a melhor coisa é não ficar com raiva. Aí você terá duas opções: ou você aceita que ele está evitando momentos ruins para você, te protegendo como uma princesa, ou você lhe dá confiança suficiente para falar sobre o assunto com você, sem sentir que ele tenha te machucado.

5. Você reage de forma racional à verdade?

Às vezes, existem verdades que nos machucam, nos irritam e nos fazem reagir irracionalmente. Então, não seria esse motivo suficiente para o nosso parceiro fugir de certas verdades? Se você está nessa situação, é melhor mudar sua atitude se você realmente espera a verdade e não a mentira.

Qualquer uma das duas opções é válida. Se você preferir não ouvir as verdades que doem, você não pode julgá-lo por ele contar mentiras que não te magoem. Por outro lado, se você preferir sempre ouvir a verdade, você deve estar disposta a não se irritar, a pensar friamente e a adotar atitudes racionais.

6. Você perdoou seu parceiro?

Não somos seres divinos; cometemos erros como qualquer ser humano e às vezes tudo o que esperamos é o perdão. Mas você perdoa as coisas que você acha que são feitas de maneira errada por seu marido? Certamente você tem problemas para fazer esse tipo de coisa e isso faz com que a confiança dele diminua.

É por isso que é crucial que você mostre que é capaz de perdoar. Mostre-lhe que você é tolerante e assim ganhará sua confiança e também ouvirá menos mentiras.

Como você pode ver, às vezes nossas próprias atitudes podem levar a mentiras. É importante avaliar as situações e evitar provocar medo em nossos parceiros.


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.