DICAS

10 plantas que manterão os insetos longe de sua casa e que são melhores do que os produtos químicos!

September 18, 2018 19:43

Animais perturbadores sempre são capazes de invadir nossas casas, tanto em zonas urbanas quanto nas rurais. Nós sempre recorremos aos vários tipos de sprays e outros químicos para mantê-los longe, matando os insetos, mas, ao mesmo tempo, prejudicando nossa saúde.

Por sorte, existem plantas (principalmente aquelas com fragrância forte) que são capazes de prevenir essas pestes!

jipatafoto89 / Shutterstock.com

Nós lhe demonstraremos como proteger naturalmente seu jardim e sua casa de pulgões, moscas, baratas, mosquitos e afins, apenas utilizando plantas comuns.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 plantas que purificam o ar de casa e são fáceis de cultivar

As melhores plantas para lutar contra os insetos

Gerânio é a inimigo número um dos mosquitos e é tão efetiva quanto as velas para expulsar esses animais. Além disso, seu colorido é capaz de deixar a casa bonita e perfumada. 

Elvans / Shutterstock.com

Manjericão é uma planta muito famosa entre os hotéis e os restaurantes na Grécia e são utilizadas para proteger os visitantes contra os irritantes insetos. O cheiro que essa platna emite é muito ruim para esses animais. Apenas uma pequena folha em cada janela já é o suficiente para se livrar do problema. Além disso, é um item essencial em vários pratos da culinária mediterrânea.

Olga Miltsova / Shutterstock.com

Calêndula é fácil de cuidar em jardins ou em varandas mais amplas. É muito efetiva contra os mosquitos e outros insetos. Ela também é capaz de proteger as outras plantas que estão ao seu lado.

ohlotte01 / Shutterstock.com

Capuchinha (ou chagas) é mais um poderoso repelente contra moscas e mosquitos. Ela também possui lindas flores que deixarão seu jardim ou casa, maravilhosos.

davidek / Shutterstock.com

Lavanda é muito famosa por sua propriedades e é sempre utilizada na composição dos sprays. Seu aroma intenso combate com eficácia mosquitos e moscas. Ela é facilmente cultivada em varandas.

Cora Mueller / Shutterstock.com

Capim-limão (ou erva cidreira) é um ingrediente básico nos combates contra os mosquitos. Ela pode facilmente ser cultivada em vasos, não precisa de muitos cuidados e floresce por muito tempo.

Anukool Manoton / Shutterstock.com

Catnip (ou erva-dos-gatos) é similar à Citronella e é dez vezes mais efetiva do que os repelentes químicos.

Dmitry Kachalkov / Shutterstock.com

As melhores plantas contra as baratas

Infestações mais sérias devem ser erradicadas com químicos, porém, existem diversas plantas que podem proteger sua casa da invasão desses bichos e funcionam como uma medida de precaução. Recomendamos que deixe alho, alecrim, catnip e folhas de louro perto de portas e janelas.

Kamira / Shutterstock.com

Melhores plantas contra as traças e cupins

As traças adoram a despensa, enquanto os cupins adoram as madeiras velhas dos armários. É importante limpar o interior dos locais regularmente. Roupas e tecidos devem ser lavados sempre. Sementes de lavanda podem ser posicionadas dentro dos locais para a proteção. Santolina tem o mesmo efeito e alho e canela podem ajudar na prevenção do aparecimento desses bichos.

Natalie Barth / Shutterstock.com

Alho em seu jardim pode proteger as plantas frutíferas de moscas que as atacam. Cultive-os em volta dessas árvores.

As melhores plantas contra as vespas

Esses insetos também são sensíveis a certo tipo de odor. A planta Absinto é uma das que são capazes de repelir esses insetos.

NANCY AYUMI KUNIHIRO / Shutterstock.com

Algumas outras plantas para esse mesmo fim são: cravo indiano, tomilho e hortelã. Escolha uma delas para proteger sua casa ou até mesmo para ser usada na cozinha.

Plantas ou químicos? O que você prefere para combater os insetos?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 plantas para cultivar dentro de casa e melhorar o seu bem-estar