SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Benefícios indiscutíveis do aloe vera e suas formas de uso

October 3, 2018 19:59

O aloe vera, popularmente conhecido como babosa, é uma planta extraordinária com nomes impressionantes. É também chamada de "aloé-candelabro", "lírio-do-deserto", "elefante-de-fel”, e até mesmo a "planta da imortalidade", este último porque era utilizado nos funerais dos faraós 6.000 anos atrás.

Fishman64 / Shutterstock.com

A babosa tem origem no clima tropical da África e foi retratada em  esculturas de pedra nos primeiros registros da civilização egípcia. Tem sido amplamente usada como um remédio para queimaduras solares, pequenas irritações na pele, cortes e machucados, bem como no tratamento de feridas e perda de cabelo. Há até mesmo uma lenda sobre Cleópatra que diz que ela usava o aloe vera para manter sua pele macia. O uso moderno desta planta foi reconhecido pela primeira vez na década de 1930, quando foi usada para aliviar e amenizar queimaduras causadas pela radiação. Desde então, ela tem sido um ingrediente comum em cosméticos. No entanto, existem outras maneiras como podemos usar a babosa.

Songdech Kothmongkol / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Aloe vera ou babosa: os benefícios do consumo desta planta para a saúde do corpo humano

Um estudo publicado na revista médica Nutritional Neuroscience (Neurociência Nutricional, em tradução livre) verificou que o aloe vera reduz a depressão e melhora a memória em ratos. Após a realização de experimentos com ratos de laboratório, os cientistas concluíram que o "aloe vera melhora o aprendizado e a memória e também alivia depressão em ratos." No entanto, mais estudos são necessários para determinar se os seres humanos também podem desfrutar dos mesmos benefícios.

O aloe vera também pode ser usado como um ingrediente ativo em cremes dentais. Semelhante ao seu uso na pele, o extrato da planta em gel dental é usado para limpar e suavizar os dentes e as gengivas. Um estudo publicado na revista especializada General Dentistry, a Academy of General Dentistry (Academia Geram de Odontologia, em tradução livre), relatou que o aloe vera em gel dental é tão eficaz quanto a pasta de dente para combater as cáries. Um fato interessante é que gel dental com aloe vera tende a ser menos agressivo com os dentes, pois não contém os elementos abrasivos normalmente encontrados em cremes dentais comuns. Assim, é uma excelente alternativa para pessoas com dentes sensíveis.

MK photograp55 / Shutterstock.com

Os benefícios do uso de aloe vera são numerosos e indiscutíveis, e os pesquisadores continuam a descobrir novas maneiras de encontrar mais utilidades para esta planta da família das suculentas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Estômago inchado e cheio de gases? Um mistura de mamão, aloe vera e erva doce vai dar tchauzinho ao incômodo!


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.