SAÚDE E ESTILO DE VIDA

O poder impressionante e a beleza surpreendente das tempestades elétricas: como tudo funciona

December 12, 2017 16:46

Quando um brilho elétrico ilumina o céu escuro e nublado no meio de uma tempestade, a imagem é simplesmente de tirar o fôlego. Não é nenhuma surpresa que os antigos gregos considerassem seu deus principal - Zeus - o mestre dos raios. E mesmo hoje, a natureza desse fenômeno fascinante não é totalmente explorada.

via GIPHY

O que são as tempestades elétricas?

Quando há uma tempestade poderosa, geralmente ela é acompanhada por duas coisas: um raio e um trovão. No entanto, em alguns casos, diversas luzes podem iluminar o céu envoltas em um completo silêncio.

A tempestade elétrica não ocorre sempre que chove. Quando a tempestade ainda está longe e não há chuva ou mesmo vento forte, é possível ver raios brilhantes aparecendo em algum lugar no meio das nuvens.

Como as tempestades elétricas funcionam?

A explicação mais popular vê as diferentes camadas das nuvens como grandes capacitores. O truque é que as camadas inferiores possuem cargas negativas, enquanto as camadas superiores têm cargas positivas. Entre essas áreas com cargas opostas, ocorre um acúmulo de energia, o que mais tarde resulta em uma poderosa tempestade elétrica.

As crescentes diferenças de umidade e temperatura nas camadas inferiores e superiores das nuvens desenvolvem uma separação de carga necessária para criar um raio.

Quais medidas de segurança devem ser tomadas durante uma tempestade elétrica?

Enquanto uma tempestade de raios é um fenômeno fabuloso, ela pode ser prejudicial e perigosa. Portanto, é melhor você se certificar de seguir estas regras simples sempre que surgir uma tempestade:

  • procure abrigo dentro de um prédio ou de um veículo durante uma tempestade;
  • nunca se esconda embaixo de uma árvore, pois as chances de ser acertado por um raio são muito altas;
  • não utilize dispositivos eletrônicos, como telefones celulares ou TVs, durante uma forte tempestade de raios.

E lembre-se sempre: por mais impressionantes que sejam, as tempestades elétricas são incrivelmente poderosas e devem ser sempre levadas a sério.