INSPIRAÇÃO

7 sintomas comuns da bronquite e como prevenir essa condição

December 22, 2017 15:16

Um resfriado comum ou uma gripe geralmente se curam em algumas semanas, mas, em alguns casos, você pode desenvolver bronquite. Geralmente, a bronquite significa uma inflamação dos brônquios que passam pelos pulmões e carregam o ar. Essa condição é geralmente acompanhada por uma grande quantidade de muco e de tosse irritante.

Tipos de bronquite

Os médicos distinguem dois tipos de bronquite:

  1. Bronquite aguda. É a mais comum e seus sintomas geralmente duram várias semanas. A bronquite aguda tipicamente não causa outros problemas de saúde.
  2. Bronquite crônica. Esse tipo é mais sério, porque pode voltar. A bronquite crônica desempenha um papel no desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica.

Causas da bronquite

A bronquite pode ser o resultado de uma exposição aos vírus, bactérias e a outros fatores irritantes. A bronquite aguda é causada por vírus que também causam resfriado e gripe. Irritações repetidas dos tecidos das vias aéreas geralmente levam à bronquite crônica. A bronquite crônica pode desenvolver-se após episódios da bronquite aguda e da exposição em longo prazo à poluição do ar. Além disso, uma das causas mais comuns de bronquite crônica é fumar cigarro.

Sintomas comuns de bronquite

Os sintomas de bronquite aguda ou crônica podem incluir o seguinte:

  1. Tosse;
  2. Produção excessiva de muco, que pode ser transparente, branco ou amarelado;
  3. Falta de ar;
  4. Fadiga;
  5. Febre e calafrios;
  6. Congestão no peito;
  7. Chiado ou assobio quando você respira.

Se você desenvolver bronquite aguda, você pode ter sintomas de resfriado, incluindo dores no corpo e dor de cabeça. Quando quase todos os sintomas melhorarem, normalmente em aproximadamente uma semana, você pode experimentar uma tosse irritante durante várias semanas. A bronquite crônica dura três meses no mínimo e muitas vezes ela retorna.

A bronquite pode resultar em sérias complicações. A mais comum é uma pneumonia quando a infecção envolve os pulmões. Cerca de 5% das pessoas com bronquite desenvolvem pneumonia. Os fatores de risco para a pneumonia são:

  1. Idade: normalmente ocorre em adultos mais velhos;
  2. Tabagismo: os fumantes estão em maior risco;
  3. Problemas de saúde: pessoas com outras doenças e um sistema imunológico debilitado são mais susceptíveis de desenvolver pneumonia.

Quando ir ao médico

Às vezes a bronquite pode levar a graves problemas de saúde. Vá ao médico se:

  • você tosse por mais de três semanas;
  • a tosse mantém você acordado;
  • você tem febre superior a 38 graus Celsius;
  • você percebe o muco descolorido ou com sangue;
  • a tosse é acompanhada por falta de ar;
  • a tosse provoca dor no peito.

Como prevenir a bronquite

Aqui estão algumas maneiras de diminuir suas chances de desenvolver a bronquite:

  1. Pare de fumar. Fumar de cigarro aumenta significativamente o risco de bronquite crônica;
  2. Tome vacina contra a gripe. Em muitos casos, os vírus causam bronquite aguda e uma vacina contra a gripe pode te proteger de contrair a gripe. A vacinação pode também prevenir alguns tipos de pneumonia;
  3. Lave as mãos com frequência. Lavar as mãos reduz o risco de contrair infecções virais. Você pode igualmente aplicar desinfetantes à base de álcool nas mãos;
  4. Use uma máscara. Proteja seus pulmões da poeira e da fumaça no trabalho.

A bronquite é uma condição séria, mas, se você começar o seu tratamento a tempo, você será capaz de voltar a uma vida normal e saudável muito rapidamente.

Fonte: Fonte: StyleCraze, DIY Remedies, Bellatory


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.