CELEBRIDADES

Roald Dahl inventou um idioma completamente novo para ajudar sua esposa a se comunicar depois que ela teve um acidente vascular cerebral

December 28, 2017 13:21

Muitas vezes, nossos atos falam muito mais do que as palavras. Roald Dahl, um dos mais famosos romancistas e autores infantis de todos os tempos – ele escreveu "Matilda" e "Charlie e a Fábrica de Chocolate", entre muitos outros – inventou um idioma para ajudar sua esposa a se recuperar após um tratamento complicado.

Roald Dahl e Patricia Neal

Roald e Patricia se encontraram pela primeira vez em um jantar organizado por um amigo em comum. Naquele momento, ambos já eram bem-sucedidos e populares. Ele era um escritor e roteirista reconhecido; ela era uma atriz famosa. Roald vendeu mais de 250 milhões de cópias de suas obras em todo o mundo; Patricia ganhou o Prêmio da Academia por seu papel em Hud".

gettyimages

Mais tarde, Dahl confessou que foi amor à primeira vista. Quando ele viu Patricia nesse jantar, imediatamente entendeu que se casaria com aquela mulher. E, então, ele fez exatamente isso. Eles se casaram em 1953 e tiveram cinco filhos maravilhosos.

gettyimages

Mas uma tragédia mudou completamente suas vidas. Quando Patricia estava grávida de seu quinto filho, ela foi diagnosticada com um aneurisma no cérebro, que causou um acidente vascular cerebral. Como consequência, seu aparelho fonador foi gravemente danificado. Ela não podia falar claramente e muitas vezes suas palavras eram confusas. Mas Roald não desistiu dela e começou a pensar em uma maneira de ajudar sua esposa.

gettyimages

Uma nova linguagem inventada por Dahl

Como um autor infantil, Dahl tinha uma imaginação vívida, o que o ajudou a criar histórias e palavras incomuns para seus livros. Ele inventou mais de 500 novas palavras e nomes de personagens como "Oompa-Loompas", "whizzpopping" e "splatch-winkle", para citar alguns exemplos.

Quando sua esposa começou a usar palavras anormais em seu discurso, Roald começou a escrevê-las. O homem ainda estava incerto sobre como poderia ajudar Patricia, mas ele decidiu tentar algum tipo de jogo, brincando com palavras. Eles começaram a usar essas palavras e frases incomuns para se comunicar em sua vida cotidiana.

Quando Dahl entendeu que essa nova linguagem realmente funcionava e que ajudava sua esposa a se recuperar após o tratamento, ele pediu aos amigos da família que passassem várias horas por dia aprendendo essas novas palavras e conversando com sua esposa.

gettyimages

Patricia enfrentou sua doença com a ajuda e apoio de seu amado marido. Mais tarde, esta terapia única mudou fundamentalmente a forma como os pacientes com acidente vascular cerebral eram tratados. Algumas das palavras especiais de Dahl foram adicionadas ao Oxford English Dictionary em 2016, para homenagear o 100º aniversário do autor. Um editor-chefe informou:

Para muitas crianças, o trabalho de Roald Dahl não é apenas uma de suas primeiras experiências de leitura, mas também sua primeira exposição ao poder criativo da linguagem.

gettyimages

O que Dahl fez por sua amada esposa merece o maior elogio e respeito. Sua contribuição para o mundo da linguística e da escrita é enorme e permanecerá relevante por muitas gerações.