FAMÍLIA & CRIANÇAS

5 truques de mestre para a criança comer bem

November 4, 2017 03:51

Para muitos pais, o momento da refeição pode ser muito angustiante. Isso porque é desejo de todos os pais que a criança se alimente bem, com variedade de legumes, frutas e de forma saudável.

Algumas crianças são chamadas de “boa de garfo” e com orgulho. Já outras são bem mais seletivas e isso pode até ser motivo de preocupação, de redução de peso e de idas ao pediatra para possível suplementação vitamínica.

Recomendado para você: O uso de faixa de cabelo em recém-nascidos pode fazer mal para a saúde do bebê, segundo a osteopatia!

Veja alguns truques que podem facilitar muito na hora da criança comer:

1 – Evite forçar: fazer a criança comer à força só fará com que ela pegue ainda mais aversão ao alimento. Se ela já comeu uma quantidade e não quer mais, possivelmente já está saciada.

2 – Ofereça o mesmo alimento de diferentes formas: se a criança não quis cenoura cozida, ofereça ralada, e assim por diante. Use a criatividade para preparar os pratos e os alimentos.

3 – Deixe a criança explorar o alimento: em determinadas fases, a criança pega o alimento com a mão, derruba na roupa, no chão, se suja. Não bloqueie essa experiência.

4 – Evite qualquer tipo de barganha: comer é algo que a criança precisa ser estimulada a sentir prazer. Evite trocar comida por presente ou outro tipo de barganha. Com relação ao doce, é importante colocar regras, como por exemplo, nos fins de semana, se ela comer a comida toda.

5 - Dê o exemplo: não adianta querer que a criança coma alimentos saudáveis enquanto alguém na mesa come uma pizza com refrigerante. Estabeleça hábitos e uma alimentação saudável e com certeza a criança será estimulada a seguir esses hábitos.

Veja também: Adoção: por que parece ser tão difícil e demorado adotar uma criança?