NOTÍCIAS

A Virada de Ano está chegando e cada país tem um ritual diferente

December 28, 2017 16:57

Ufa! Essa é a expressão que mais se encaixa na sensação de um ano que passou tão rápido e que para a maioria das pessoas foi corrido.

Fácil ou difícil, triste ou alegre, o fato é que todo mundo, mesmo que não seja supersticioso, gosta de fazer algo para sentir a renovação da virada de ano.

Kamil Macniak / Shutterstock.com

RECOMENDADO PARA VOCÊ: Seis cidades espalhadas pelo mundo estão com hospedagens mais baratas para o Ano Novo

No Brasil, existem alguns rituais mais comuns. Herdamos das tradições africana e portuguesa alguns rituais como vestir-se de branco para atrair paz, pular as sete ondas do mar para saudar a Iemanjá.

Comer romã e guardar as sementes na carteira para ter sorte no amor, estourar a champanhe para simbolizar alegria e abundância.

melis / Shutterstock.com

No Chile, existe a tradição de comer pelo menos uma colher de lentilha para atrair prosperidade. Esse ritual é seguido no Brasil também.

Na Colômbia, existe o ritual de jogar um pouco d’agua pela janela para espantar a tristeza e amarguras. Quem quer viajar no ano seguinte, basta pegar uma mala e dá volta no quarteirão.

Na Áustria, a virada de ano costuma ser marcada pela valsa. As pessoas dançam no meio da rua.

Kamil Macniak / Shutterstock.com

No Japão, as pessoas deixam a casa um “brinco” de limpeza para receber o Deus deles.

No Canadá, as pessoas mergulham em águas congelantes para cumprir promessas de parentes.

No Equador, queimam bonecos, fazem fogueiras e jogam no fogo tudo o que querem renovar e não querem levar para o ano seguinte.

Nas Filipinas, o costume é de ligar todas as luzes da casa para espantar os maus espíritos.

Independente do lugar e dos costumes, o mais importante é que na virada do ano o mundo inteiro está conectado pensando em coisas boas e isso com certeza cria uma corrente muito positiva.

RECOMENDADO PARA VOCÊ: Se preparando para o dia do Ano Novo: Como fazer um guardanapo em formato de pinheiro