INSPIRAÇÃO

Melhores hábitos: 5 dicas para dormir melhor e dizer adeus às noites de insônia

September 20, 2017 15:54

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais da metade da população mundial sofre de insônia. No Brasil, o mal atinge 40% da população. Noites mal dormidas afetam diretamente a qualidade de vida, muito além do cansaço. A falta de sono prejudica a concentração, provoca alterações no humor e vários problemas de saúde.

Mas, o que fazer para dormir melhor? Preparamos 5 dicas para você dizer adeus às noites de insônia.

1. Cama é lugar de dormir

Prepare o seu quarto para ser um ambiente de relaxamento e descanso. Muita gente gosta de ver televisão na casa, mas especialistas revelam que esse é um dos maiores causadores da insônia. A TV tem programação infinita e, como você pode escolher exatamente o que quer assistir, isso pode te manter acordado a noite inteira.

2. Nada de álcool

Apesar de também ser relaxante, a bebida alcoólica prejudica a qualidade do sono. Cerveja, vinho e destilados deixam o sono mais irregular, o que favorece inclusive a apneia do sono. Já reparou como as pessoas roncam mais quando bebem?

3. Aquiete a mente

Tome um banho quente, apague a luz do quarto e, se precisar, ligue o abajur. Não precisa nem dizer que o celular tem que ficar bem longe, né? Acessar as redes sociais, navegar na internet ou brincar com jogos online podem aumentar o grau de excitação. Tente desconectar, pelo menos, 1 hora antes de dormir.

4. Inspire e expire

Antes de você dizer que meditação não é com você, saiba que trata-se de uma técnica muito fácil. Ninguém vai exigir de um iniciante o grau de concentração de um Yogi, mas o simples de fato de respirar direito já ajuda bastante a controlar a ansiedade e relaxar. Faça exercícios de inspirar e expirar lentamente e procure se concentrar nessa prática. Coloque a mão no peito e sinta os movimentos do seu corpo enquanto respira. 10 repetições para começar já está ótimo!

5. Chás aliados

Há muitos chás com efeito calmante, que ajudam a desligar aos poucos de toda a loucura do dia. Experimente tomar antes de dormir chá de camomila, erva doce, melissa, valeriana ou hortelã. É o melhor sonífero natural que existe!

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