SAÚDE E ESTILO DE VIDA

O bocejo pode indicar muito mais que cansaço

June 30, 2017 17:57

Alguma vez você já foi contagiado pelo bocejar de outra pessoa? Na verdade, conforme estudos realizados, o bocejo não é contagioso. Ele apenas provoca em nós uma necessidade de imitação. O ato de bocejar normalmente quer mostrar que estamos cansados ou com sono, mas também pode ter outros significados.

Segundo especialistas, bocejar é um ato involuntário que resulta de uma grande inspiração de ar pela boca e, devido à contração muscular, é quase impossível de ser interrompido.

HBRH / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Os pesquisadores têm algumas teorias quanto ao motivo do bocejo ser contagioso. Veja alguns fatos interessantes sobre o assunto!

Apesar de já ter sido amplamente estudado, as causas que levam pessoas e até mesmo animais a bocejarem ainda não foram totalmente desmistificadas.

São várias as situações que nos levam a bocejar, como por exemplo: o sono, o cansaço, o tédio, o estresse...

Asia Images Group / Shutterstock.com

Pesquisas indicam que bocejar ajuda a aumentar o oxigênio e a irrigação sanguínea no cérebro, o que faz muito sentido, já que após um longo bocejo parece que ficamos em estado de alerta.

Mas devemos ficar atentos. A sensação que experimentamos após um bocejo é muito boa, é divertido nos “contagiarmos” com o bocejo alheio, mas se você costuma bocejar frequentemente pode ser um sinal de alerta. A anemia, o hipotireoidismo, a apneia e outras doenças causadoras de cansaço podem ocasionar o excesso de bocejo.

WAYHOME studio / Shutterstock.com

O uso de certos medicamentos também pode nos dar a sensação de cansaço e sonolência, como é o caso dos anti-histamínicos e antidepressivos.

Caso você perceba que está bocejando em excesso, mesmo não estando estressado nem entediado e mesmo após um período de descanso, procure seu médico. Ele poderá lhe ajudar a descobrir se o que você está sentindo é normal ou é fruto de uma doença mais grave, como uma esclerose múltipla, um tumor no cérebro ou até mesmo a eminência de um ataque cardíaco.

Fique atento e cuide muito bem de sua saúde.

Fonte: Vix

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 9 reações espontâneas do corpo que nada mais são do que pura estratégia de defesa!


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.