Amor peludo, mas nem tanto! Aprenda a manter sua casa livre dos pelos dos seus animais

Animal em casa é sinônimo de muita alegria, muito amor e, de quebra, muitos e muitos pelos! E quem tem um pet para chamar de seu sabe da dificuldade que é se livrar desse montão de pelos que teimam em aparecer e impregnar na casa inteira, até mesmo naquela sua roupa muito bem guardada no armário. Parece impossível vencer essa batalha cabeluda.

Tania_Wild / Shutterstock.com

Parece, mas não é. Na verdade, existem algumas dicas ótimas para você que quer se livrar desses pelinhos danados espalhados pela casa sem ter que se livrar do seu amigo peludo. Que tal conferir quais são elas?

Mantenha seu amigo sempre limpinho

A higiene do seu animalzinho é o primeiro passo para ter uma casa limpa. No caso de cachorros, por exemplo, é recomendável que se dê banho pelo menos uma vez por mês, para retirar os pelos em excesso. Já os gatos são animais mais limpos e eles mesmos se banham sozinhos. No caso dos felinos, o banho dado por humanos pode ser estressante e até ocasionar a perda de mais pelos. Esses cuidados podem evitar uma alergia indesejada.

Jaromir Chalabala / Shutterstock.com

Não se esqueça de escovar

A escovação dos pelos é essencial para retirar aqueles que já estão prestes a cair do bichinho. Fazendo isso, você já vai colher com a escova a pelagem do pet e evitar que ela caia em lugares indesejados. E fique de olho na hora de escolher a escova certa, optando por uma de qualidade e que retire o máximo de pelos soltos possível.

Olena Yakobchuk / Shutterstock.com

Alimentação balanceada

Se o caso do seu bichinho for realmente um problema de queda de pelos em excesso, talvez seja bom investir em uma alimentação mais balanceada e que supra essa necessidade. Um bom suplemente para evitar a queda dos pelinhos pode ser uma ótima opção. Converse com o veterinário para saber qual a melhor escolha para o seu amigo.

XiXinXing / Shutterstock.com

Alguns acessórios são essenciais

Quem tem pet em casa não pode abrir mão de algumas ferramentas importantíssimas. Entre elas, está o rolo de remoção de pelos. Eles são essenciais dentro e fora de casa, sempre que você se deparar com um pelinho em um lugar indesejado. Outro grande aliado é o aspirador de pó. Esse companheiro e velho conhecido seu deve ser usado com frequência na sua casa, principalmente nos lugares favoritos do seu companheiro peludo. O rodo também pode ser utilizado, e nem precisa de pano ou água! Já as  luvas de borracha ajudam na remoção dos pelos dos sofás.

Nicola Bertolini / Shutterstock.com

Fita adesiva também vale

Sabe aquela roupa favorita sua que foi arruinada depois que seu cachorro pulou em você? Pois o problema pode ser resolvido com o uso de fita adesiva! Enrole um pedaço em volta dos dedos com a face colante para cima e pressione em cima do tecido. É tiro e queda!

Olena Yakobchuk / Shutterstock.com

Proteja sua roupa e seus móveis

Os gatinhos adoram lugares escondidos para se aninhar. Por isso, é bom tomar cuidado para não deixar seu guarda-roupa aberto, pois é bem provável que ele vá buscar abrigo por lá e encher sua roupa do seu rastro peludo. Guarde as suas roupas com todo cuidado e evite misturar aquelas que já foram alvo do seu pet com as que estão limpas. Nos sofás, invista em capas, que são práticas e podem ser retiradas facilmente para lavar.

Gladskikh Tatiana / Shutterstock.com

Separe um cantinho para o seu pet

Que tal separar um cantinho do seu lar para seu bichinho de estimação? Assim, além de ele ter um lugar para chamar de seu, vai facilitar, e muito, o trabalho na hora da limpeza, já que os pelos ficarão concentrados principalmente nesse lugar.

Chendongshan / Shutterstock.com

Casa livre de pelos, mas cheia de amor!

Fonte: A Nossa Vida, Casa e Jardim

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Não é mimo, é saúde! Saiba por que você deve trocar o brinquedinho do seu cachorro regularmente