O cão chupando manga nem pensar! Conheça as frutas e verduras que seu cachorro pode ou não comer

Animais

September 7, 2018 16:53 By Fabiosa

Quem tem cachorro em casa sabe o quanto é difícil negar algo para o seu bichinho! Bastou você se sentar à mesa para comer qualquer coisa, o cãozinho automaticamente aparece ali, com aquela cara de pidão! É quase impossível dizer não a esses olhinhos fofos!

Gladskikh Tatiana / Shutterstock.com

Mas, fofinhos ou não, é bom você começar a criar um pulso forte e saber a hora de negar algo para seu amigo, pelo bem da saúde do animal. A verdade que nem todo mundo sabe é que existem muitos alimentos que são super saudáveis para o ser humano, mas que podem ser tóxicos e perigosos para os caninos. E isso inclui frutas e verduras! Para tirar a dúvida, vamos fazer uma lista para esclarecer o que pode e o que não dar para seu amigo de quatro patas. Muito mais do que mimar os seus pets, é questão de saúde!

O que não pode

No geral, os cachorros não podem comer frutas cítricas. Então, nada de laranja ou tangerinas na dieta do seu pet. Abacaxi, manga, abacate, kiwi e caju, essas frutinhas nem pensar. Aqui, cão chupando manga não tem vez!

Nicole Hollenstein / Shutterstock.com

A uva é um alimento para se prestar atenção, principalmente na época natalina, quando a uva passa é figurinha certa nos pratos. Cuidado, pois elas são indigestas e podem ocasionar problemas renais nos animais. Temperos comuns como cebola e alho também entram na lista dos alimentos tóxicos.

thka / Shutterstock.com

A batata verde, que é quando ela não amadureceu por completo, pode provocar náuseas, vômitos e até convulsões no canino. Mas se estiverem cozidas ou fritas, não há grandes problemas. O mesmo acontece com os tomates verdes, que ocasionam dores estomacais.

O que pode

Existem algumas frutas que estão totalmente liberadas para seu bichinho de estimação. Mas nessa lista, três são as favoritas da maioria dos nossos melhores amigos: banana, melancia e maçã. Essas podem ser consumidas à vontade e, de quebra, ainda trazem benefícios à saúde, como a maçã, que, por ser mais áspera, ajuda na limpeza dos dentes do animal.

Fique de olho apenas no caroço. Mesmo nas frutas permitidas, eles podem ser tóxicos e, em casos como o da maçã, fatais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Veronika Šuranová (@suranova.veronika) em

Frutas como pêra, goiaba, ameixa e melão também podem ser consumidas pelos caninos. Porém, se seu animal não está tão acostumado assim com uma alimentação além da ração, mesmo as frutas sendo bem saudáveis, é bom maneirar e oferecer o novo petisco aos poucos, pois ele pode acabar exagerando e passando mal.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lucas🐾 (@lucasthehavanese) em

Os nossos amigos peludos precisam de uma alimentação saudável e balanceada. Mas ao invés de ficar tentar criar sua própria dieta canina, melhor conversar com seu veterinário e, na dúvida, alimentar seu cãozinho com o essencial: ração. 

Fonte: YouTube, Meus Animais

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Amor peludo, mas nem tanto! Aprenda a manter sua casa livre dos pelos dos seus animais


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.