Você acha engraçado aqueles pulos enormes de medo que os b

Você acha engraçado aqueles pulos enormes de medo que os bichanos dão? Vai ver os vídeos de gatos se assustando com pepinos de forma diferente depois de ler esse texto

Animais

August 28, 2018 15:04 By Fabiosa

Um gato está todo distraído, normalmente comendo e, quando se vira, tem um pepino atrás dele no chão. A reação natural do felino é pular metros do chão e demonstrar um susto quase inacreditável. Esse tipo de vídeo ficou bastante famoso na internet e você com certeza já viu e até deu boas risadas com isso, certo? 

Mas deve ter batido também aquela dúvida: afinal de contas, por que os gatos têm tanto medo de pepinos? A resposta é mais simples do que você pode imaginar. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cães X Gatos: quem confia mais em seus donos?

De acordo com especialistas, o que assusta tanto esses felinos não é o pepino em si, mas a sensação de perigo. Como muitos sabem, gatos têm um instinto selvagem e, embora muitos deles sejam domesticados, não costumam perder essa aptidão tão facilmente. 

Just-Mila / Shutterstock.com

Por isso mesmo, estar num momento de descontração e vulnerabilidade e se deparar com um 'corpo estranho' pode ser um tanto quanto desagradável e traumático para esses bichanos, daí o baita susto. 

Ou seja, pode ser um pepino, uma cenoura, um bastão ou qualquer outro objeto, o animal vai identificá-lo como um predador, uma cobra, por exemplo, e se assustar na mesma hora. 

topdigipro / Shutterstock.com

Apesar desse tipo de brincadeira parecer ser bem engraçado para nós, humanos, especialistas garantem que os gatos não se divertem nada com isso e podem acabar tendo problemas sérios. 

Para começar, o próprio salto de desespero pode machucá-lo ou fazê-lo quebrar alguma coisa. Além disso, muitos desses sustos aparentemente inofensivos podem acabar causando um estresse prolongado no pobrezinho! 

Esin Deniz / Shutterstock.com

Então, já sabe. Pode até parecer legal, mas não faça isso com seu gato ou qualquer outro animal. 

Iakov Filimonov / Shutterstock.com

Se quiser proteger ainda mais seu bichinho de estimação, é bom estar atento a outras coisas que podem lhe causar estresse ou deixá-lo com medo. 

A maioria dos gatos, por exemplo, têm receio de estar na presença de pessoas novas. Por isso, eles podem 'sumir' e se esconder por um tempo até se acostumarem com o novo visitante. Além disso, fogos de artifício e tempestades também assustam os bichanos, que possuem uma audição muito apurada e escutam tudo com muito mais intensidade. 

Nesses momentos, procure sempre estar perto do seu pet para acalmá-lo e deixá-lo mais confortável. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 3 motivos para os gatos enlouquecerem com caixas