Amor de 4 patas! 9 coisas que podemos aprender com os animais e que vão derreter seu coração!

Animais

July 13, 2018 00:01 By Fabiosa

Desde cedo, aprendemos que o ser humano é mais desenvolvido que os animais. Motivos e argumentos não faltam para acreditarmos que somos superiores a eles, a começar pelo raciocínio, a capacidade de avaliar as situações e escolher uma ação.

Olena Yakobchuk / Shutterstock.com

Isso é na teoria. Será que na prática nossas atitudes e comportamentos com relação aos outros seres humanos e com a própria natureza vem demonstrando essa evolução? Se pararmos para observar os outros animais da nossa espécie, começando pelos animais de estimação que convivem ao nosso lado, podemos mudar de ideia.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Fotógrafos captam cenas cômicas de animais silvestres e são premiados

Muitas vezes são eles que nos ensinam. Algumas pessoas arriscam a dizer que são eles que nos mostram como ser mais “humano”.

Luna S / Shutterstock.com

Quem tem um animalzinho em casa deve se deparar com uma infinidade de demonstrações de afeto e amor incondicional que parece que ao longo do tempo nos esquecemos.

Branislav Nenin / Shutterstock.com

Vamos observar algumas coisas que comprovam que temos muito para aprender com esses pequenos e grandes amigos:

Entrega: depois de criar um vínculo com seu dono, o animal torna-se capaz de confiar sua vida a ele. Além de uma lição de confiança, eles nos ensinam todos os dias o quanto é importante tirarmos nossas “defesas” e nos entregamos mais à vida e àqueles que amamos.

Lealdade: até os mais durões dos homens se emocionam ao ver cenas de um animal à espera de seus donos. São muitas as histórias emocionantes dos bichinhos de estimação, principalmente os cachorros em portas de hospitais, cemitérios e até nos portões à espera de seus donos retornarem.

Diversão: conforme nos tornamos adultos, muitas vezes vamos perdendo a capacidade de brincar. Os animais não. Eles mantêm essa habilidade ao longo de toda a vida.

finchfocus / Shutterstock.com

Proteção: os bichinhos de estimação são capazes de proteger sempre, tanto seus donos quanto seus filhotes e amigos da mesma espécie. Será que estamos nos acolhendo uns aos outros?

Afeto: os animais são espécies extremamente afetivas. Cada um ao seu modo, mas que possuem uma habilidade emocional muito profunda e transmitem isso de forma muito espontânea. Quem tem um pet em casa sabe o que ele está querendo expressar.

Compaixão: chegar em casa depois de um dia difícil e com o humor mais depressivo parece que é percebido na hora pelos animais, que chegam para acolher de uma forma toda especial.

Chendongshan / Shutterstock.com

Empatia: estudos comprovaram que os animais podem se sintonizar de uma forma surpreendente com o estado emocional e físico do ser humano e de outros animais da mesma espécie.

Viver o presente: enquanto o ser humano sofre cada vez mais com problemas de depressão, por uma mente presa ao passado, ou de ansiedade, por pensamentos sempre preocupados com o futuro, os animais demonstram vivenciar o momento presente intensamente.

Gladskikh Tatiana / Shutterstock.com

Respeitam as necessidades: os animais sabem respeitar os ciclos do dia e da vida e conseguem se entregar aos momentos de descanso, assim como aproveitam ao máximo o sabor de comer e de brincar.

Essas são apenas algumas lições que podemos – e devemos – aprender com os nossos amigos. Talvez porque tenhamos esquecido essas coisas tão simples ou verdadeiras que nos distanciaram da nossa própria condição de seres humanos.

Só quem observa de perto ou vive com um animalzinho sabe o quanto podemos aprender com eles.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Hospital abre as portas para animais de estimação visitar seus pacientes e os resultados são surpreendentes