Marsha, a ursa mais triste do mundo, é levada para um santuário onde terá a vida que merece!

Marsha, a ursa mais triste do mundo, é levada para um santuário onde terá a vida que merece!

Animais

October 24, 2018 01:10 By Fabiosa

Essa história conta o sofrimento de um bicho que até assusta no tamanho, mas pode ser mais sensível do que parece. Marsha ficou conhecidíssima no país por ser “a ursa mais triste do mundo”. Ela é da espécie urso pardo, natural de países frios como o Canadá e o norte dos Estados Unidos. Ela se encontrava em condições deploráveis, sofrendo com o calor e com alimentação completamente inadequada. Mas, com o apoio das pessoas que se compadeceram da ursinha, uma campanha a levou para um santuário onde ela se transformou numa rainha.

 


RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Um urso transforma sofá abandonado em sua poltrona particular

Como podemos ver, sua espécie está acostumada e adaptada para o frio intenso. Então imagine só a dificuldade dessa ursa em viver debaixo do calor de Teresina, no Piauí, onde a temperatura facilmente ultrapassa os 40 graus (na sombra).

A história de Marsha é tão triste quanto eram suas condições no zoológico. Ela passou 20 anos como atração circense, fazendo pequenos truques em troca de comida e vivendo numa jaula, um verdadeiro cubículo. Depois, foi enviada para o zoo no Piauí, que não estava adaptado para lidar com um animal de tamanho porte e de clima frio. O resultado foi o sofrimento da ursinha e ela começar a sofrer de depressão profunda.

A atriz, apresentadora e ativista pelos direitos dos animais, Marina Zatz de Camargo Zaborowsky, mais conhecida como Luiza Mell, publicou todo o resgate em vídeo.

Os vídeos mostram na chegada da apresentadora que as condições de tratamento de Marsha eram as piores possíveis, beirando os maus-tratos por parte da instituição que mantinha a ursa em cativeiro.

As filmagens abaixo mostram o resgate emocionante e o quanto o animal merecia o apelido que possuía. Ela ficou tão nervosa com a chegada das pessoas que começou a repetir os passos do circo com medo de sofrer maus-tratos. 

O início do resgate

O final do resgate

O transporte foi feito pela Força Aérea Brasileira (FAB) em uma cabine climatizada especial. Marsha ganhou o apelido durante mobilização nacional para transferência dela, principalmente no Piauí, de onde Luiza recebeu milhares de solicitações de ajuda.

Hoje, Marsha tem uma vida de rainha no santuário em Jordanópolis (SP), tem espaço, um clima mais agradável e recebeu outro nome para sua nova vida: Rowena, nome de origem germânica que significa lança da justiça.


A administração do parque criticou a petição feita e o resgate de Rowena e afirmou ainda que não havia maus-tratos à ursinha que era conhecida como o animal mais triste do mundo. Alguém precisa mostrar os vídeos do resgate para a administração do zoológico.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Nocaute! Grávida de 7 meses, a ex-campeã do UFC se arrisca para salvar seu cachorro: “Não provoque a mamãe ursa!”