Saiba como identificar o envenenamento do pet e como agir em uma emergência

Animais

August 3, 2018 15:04 By Fabiosa

Um dos maiores medos de donos de pets é que seus pequenos comam algum tipo de veneno. Muitos casos de envenenamentos criminosos estão sendo noticiados. Mas também existe o risco da ingestão acidental de substâncias nocivas.

Muitas pessoas acham que o envenenamento de animais só acontece de forma proposital. Mas precisamos ficar atentos, pois os riscos estão mais perto do que imaginamos. Preste atenção nos maiores perigos de envenenamento de cães e gatos.

Gladskikh Tatiana / Shutterstock.com

Produtos de limpeza

Os armários contendo produtos de limpeza, remédios ou venenos, devem estar sempre trancados. Os mesmos cuidados que temos com as crianças, devemos ter com os pets. No caso dos gatos, é importante lembrar que eles são grandes escaladores. Não basta colocar o perigo em prateleiras mais altas, é preciso trancar as portas.

thka / Shutterstock.com

Plantas

A curiosidade dos animais pode ser muito perigosa. Os donos devem manter a atenção nos pets ao saírem de casa. Algumas plantas possuem uma composição tóxica para os animais.

Gladskikh Tatiana / Shutterstock.com

Dedetização

A dedetização deve ser evitada em casas com cães e gatos. Se não houver alternativa, retire o animal da casa por tempo suficiente para que não reste nenhum vestígio de veneno. Iscas e pastilhas também são muito arriscadas, pois os pets podem comê-las acidentalmente.

Na maioria das vezes, nós não vemos o momento exato em que o animal ingeriu a substância. Como fazer para saber se o pet foi envenenado?

Veera / Shutterstock.com

Parado

Quando o animal demonstra apatia, pode ser um indício de envenenamento, principalmente se for um pet normalmente agitado.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: "Segundo Sol": cachorrinha rouba a cena como refém e deixa os internautas aflitos: "Larga a peluda, seu embuste!"

Apetite

O pet fica muito tempo sem se alimentar. Um teste para saber se está tudo bem é apresentar o petisco predileto do pet. Se ele negar a oferta, alguma coisa errada pode ter acontecido.

Baba

Uma salivação excessiva pode indicar envenenamento. A baba é um sinal de que o corpo do animal está tentando se livrar da substância.

Chendongshan / Shutterstock.com

Vômito

Depois de ingerir algo estranho, os animais passam a vomitar para tentar expulsar aquele alimento indesejado.

Olena Yakobchuk / Shutterstock.com

Depois de identificar a intoxicação por veneno, como podemos agir para salvar o animal?

Antes de mais nada, é preciso identificar qual foi o motivo do envenenamento. Procure vestígios de plantas, embalagens de produtos ou restos de alimentos ingeridos pelo animal. Utilize luvas para evitar o contágio de qualquer agente tóxico.

Anna Hoychuk / Shutterstock.com

Depois de identificar o agente causador, leve o animal até o veterinário mais próximo e mostre o produto para o profissional. Isto irá ajudar no tratamento ideal. Se você estiver longe ou impossibilitado de levar o pet até um veterinário, lave a boca do animal com água corrente.

Se tiver carvão ativado em casa, dilua a substância em água e dê para o pet beber. O carvão ativado terá a missão de absorver o restante do veneno no estômago, caso o animal não tenha absorvido tudo. E, mais importante, não dê leite para o animal. Ele pode gerar uma reação ao entrar em contato com o veneno.

Ninguém espera passar por uma situação tão grave ao lado do pet, mas é preciso estar preparado para agir com rapidez. A agilidade pode salvar o bichinho.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Carteiro é inimigo mortal dos cães, certo? Anderson, o "amigão", reverteu totalmente essa situação e faz sucesso na internet!


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.