Obesidade não é só uma preocupação humana! Saiba quais são os riscos do sobrepeso nos pets e o que fazer para dar conta do problema

Animais

July 12, 2018 14:26 By Fabiosa

Vivemos um período de culto ao corpo. Não é difícil encontrar uma pessoa que sabe exatamente quantas calorias deve consumir por dia ou quantas horas de exercícios deve fazer. Mas quando se trata dos nossos pets, será que a preocupação é a mesma?

Vladimir Gjorgiev / Shutterstock

Assim como os seres humanos, os pets também precisam cuidar do peso. Animais que não fazem atividades físicas adequadas para sua raça, têm um risco maior de desenvolverem doenças.

uzhursky / Shutterstock.com

A obesidade também é uma preocupação no mundo animal. Na maioria dos casos, o sobrepeso dos pets indica algum problema de saúde, como alterações cardíacas, respiratórias ósseas, problemas nas articulações, nos músculos, entre outros.

HQuality / Shutterstock.com

A veterinária Fabiana Vinha, que trabalha com nutrologia animal, os donos nem sempre tomam os devidos cuidados com a alimentação dos pets.

Proshkin Aleksandr / Shutterstock

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Crescem opções de estabelecimentos “pet friendly” no Brasil

“Uma das principais causas é a utilização de alimentos inadequados ou mesmo a quantidade acima da indicada para cada pet. Isso se deve muito à questão dos tutores não seguirem as orientações do veterinário”, diz a profissional.

4 PM production / Shutterstock.com

Para evitar a obesidade animal, dois tipos de alimentação são os mais indicados. A alimentação com rações específicas para cada tipo de pet ou a comida natural. Mas veterinária alerta para os cuidados em ambos os casos.

PHOTOCREO Michal Bednarek / Shutterstock.com

“De qualquer forma, ambos os tipos de opções precisam de um acompanhamento”, diz a veterinária, que defende o cuidado com as quantidades calóricas de cada espécie. Até na alimentação natural é preciso ter cuidado para não desrespeitar as necessidades do pet.

Nikita Rulin / Shutterstock.com

Mas duas fórmulas são infalíveis para manter os nossos queridos pets na forma ideal. Sempre respeite as indicações do veterinário e fique de olho no bichinho.

Fonte: O Povo

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 dicas de como cuidar do seu pet no verão