Luto na teledramaturgia brasileira: morre atriz Eloísa Mafalda aos 93 anos

Celebridades

May 17, 2018 18:57 By Fabiosa

O Brasil e a teledramaturgia amanheceram de luto. Na noite de quarta-feira (16), faleceu a grande atriz brasileira Eloísa Mafalda, aos 93 anos, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pelo filho de Eloísa, Marcos Teixeira, que confirmou que o falecimento da mãe ocorreu por volta das 20h30m da quarta-feira. A artista já vinha lutando há algum tempo contra problemas respiratórios.

 

Morreu, na madrugada desta quinta-feira, aos 93 anos, a atriz Eloísa Mafalda, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O corpo será velado em Jundiaí, interior de São Paulo, cidade natal da artista. Eloísa Mafalda tinha problemas respiratórios há alguns anos, de acordo com informações do site G1. No currículo de atriz, Eloísa Mafalda acumulou papéis marcantes na TV brasileira. Ela atuou em mais de 40 produções, entre novelas, séries e especiais. Ela foi a primeira Dona Nenê, na versão clássica da série "A Grande Família", de 1975. Na novela "Roque Santeiro", deu vida à beata Dona Pombinha, outra personagem memorável. Em "Pedra sobre Pedra", encarnou Gioconda Pontes; e em "Gabriela". interpretou Maria Machadão. (Fotos: reprodução/Globo) #eloisamafalda #petropolis #riodejaneiro #atriz #globo #caderno3 #diariodonordeste #dn

Uma publicação compartilhada por Diário do Nordeste (@diariodonordeste) em


Nascida em 1924, a atriz começou sua carreira no rádio, participando de radionovelas da Rádio Nacional. Depois, seguiu para a teledramaturgia, na TV Paulista, onde permaneceu até que a emissora fosse vendida para a TV Globo. 

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Adeus, Gasparetto! O escritor e apresentador morre aos 68 anos e seu legado se mostra através das milhares de publicações em sua homenagem

Eloísa ficou famosa com muitos papéis marcantes na emissora, onde realizou mais de 40 trabalhos. Entre novelas e séries, ela viveu a primeira versão da querida Dona Nenê de A Grande Família. A artista também teve participações no cinema, no qual fez o seu primeiro papel em 1950, no filme Somos Dois


Outros grandes papéis vividos pela atriz foram Dona Pombinha Abelha, a famosa beata de Roque Santeiro; Maria Machadão, em Gabriela; Dona Mariana, em Paraíso; Gioconda Pontes, em Pedra Sobre Pedra e Manuela, em Mulheres de Areia.


Fora das novelas desde 2002, quando viveu seu último papel na trama O Beijo do Vampiro, ela recebeu muitos convites para voltar à telinha, mas não pode aceitá-los. A artista não conseguia mais decorar os textos e decidiu se aposentar dos trabalhos da televisão por conta da perda de memória. Ela passou a morar com a filha Mirian na cidade de Petrópolis desde então.


Nas redes sociais, a atriz recebeu homenagens de familiares e amigos, como o diretor Walcyr Carrasco. O neto Marcello Berro deixou uma mensagem emocionada para a avó no Facebook: “Vá com Deus meu grande amor!”, se despediu o neto. “Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Nosso amor sempre foi explícito”, desabafou Marcello.


O filho da atriz também compartilhou uma foto ao lado da mãe e recebeu comentários de de apoio e força. 


O enterro da atriz está previsto para acontecer quinta (16) ou sexta-feira (17), na cidade de Jundiaí, São Paulo, terra natal da artista. Ela deixou dois filhos, dois netos e dois bisnetos. A causa da morte ainda não foi revelada.

Fonte: G1, O Globo

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O último adeus: Xuxa e família se despedem de Dona Alda e famosos prestam homenagens à mãe da rainha dos baixinhos