Até onde vai a ficção? Após repercussão de críticas na web, atores de "Segundo Sol" questionam Globo sobre a falta de atores negros na novela

Celebridades

May 4, 2018 17:26 By Fabiosa

Segundo Sol ainda nem começou, mas já está sendo alvo de críticas por parte de internautas que levantam a questão da falta de atores negros no elenco. Os comentários chegaram ao conhecimento dos artistas e eles fizeram uma reunião de emergência nessa quarta-feira (2).

"Quanta hipocrisia, uma novela na Bahia, onde 90% do elenco é branco. Um dos poucos negros é pobre, filho da empregada. Logo na Bahia, onde é o maior estado do país com população negra", comentou um seguidor na foto a seguir, onde aparecem os intérpretes do casal protagonista, Giovanna Antonelli e Emílio Dantas. 

 

Uma publicação compartilhada por Gshow (@gshow) em

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Globo ataca novamente e dessa vez quem vai pra guilhotina é Malu Mader!

"Mais uma vez, a Globo fugindo do protagonismo negro. Temos atores negros maravilhosos, mas não, preferem colocar mais um branco e ainda mais uma novela que será na Bahia", disse outra internauta.

A questão ganhou ainda mais destaque depois que a atriz Samara Felippo compartilhou o texto da dramaturga Maria Shu, que questiona a inexistência de artistas negros em várias atrações ambientadas em locais onde grande parte da população é negra. 

De acordo com o colunista Leo Dias, os comentários da web chegaram ao conhecimento dos artistas, que se reuniram e procuraram a diretora do DAA (Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico) da Rede Globo, Monica Albuquerque, para saber qual o posicionamento da empresa quanto às críticas que se espalharam nas redes sociais.

Como resposta, eles ouviram da emissora que, também pelo fato de se passar na Bahia, a trama contará com muitas reflexões sobre a diversidade na sociedade, que serão abordadas na segunda fase do folhetim.

"Os critérios de escalação de uma novela são técnicos e artísticos. A Globo não pauta as escalações de suas obras por cor de pele, mas pela adequação ao perfil do personagem, talento e disponibilidade do elenco. E acredita que esta é a forma mais correta de fazer isso", declarou a empresa em nota divulgada pela área de Comunicação.

E finalizou: "Estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente!".

 

Uma publicação compartilhada por Gshow (@gshow) em

A estreia de Segundo Sol acontecerá no dia 14 de maio. Vamos aguardar para ver se esse elenco vai mesmo ter sua devida representatividade negra.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Após sair da Globo, jornalista relata que sentia falta de liberdade