TV Globo demite 40 jornalistas e uma delas dispara contra Bolsonaro nas redes sociais minutos após anúncio

Celebridades

May 8, 2019 01:16 By Fabiosa

A TV Globo tem enfrentado duras penas em um dos estados mais bonitos do Brasil: suas afiliadas na Bahia estão vivenciando um período de grave crise na audiência, preocupando a grande cúpula da empresa no Rio de Janeiro. Ao contrário de boa parte do país, a Record TV tem conseguido emplacar bons números e derrotar a concorrente, que sempre foi líder.

Dessa forma, o cerco começa a apertar na Rede Bahia que é composta por diversos canais de televisão e emissoras de rádio. As primeiras e drásticas consequências já começaram a surgir e, apenas na semana passada, 120 funcionários foram desligados do grupo.

Nesta segunda-feira (6), um novo susto: o machado cortou o contrato de 40 jornalistas da TV Oeste (da cidade de Barreiras) e TV São Francisco (da cidade de Juazeiro) - duas afiliadas que deixarão de exibir seus telejornais locais e passam a funcionar como repetidoras do sinal vindo de Salvador.

Despedidas e indignação

A verdade é que ninguém no mundo gosta de perder o emprego, principalmente sem nenhuma espécie de aviso prévio, não é mesmo? Após a notícia da demissão, começaram a pipocar nas redes sociais mensagens de despedidas dos jornalistas que foram desligados.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TV Oeste 📡 (@tvoesteoficial) em

Entre elas, estava a postagem que Priscila Guedes fez usando sua conta do Instagram. Ela era a âncora de um dos telejornais cancelados e um detalhe inusitado de sua despedida acabou chamando a atenção - e causando a maior polêmica na web!

Legendando uma foto sua apresentando a atração, Priscila escreveu um "textão" de gratidão pelos quase 5 anos que trabalhou na emissora. Ela não perdeu a oportunidade, também, de frisar as dificuldades e "perrengues" que viveu durante esse período, que ela chegou a classificar como "insalubre".

"Foi uma escola. Tive grandes profissionais, grandes amigos e companheiros do dia a dia, dos perrengues... E que perrengues! A gente devia ganhar por insalubridade", criticou.

Ela finalizou reclamando que, em sua última transmissão ao vivo, se despediu da maneira usual, como fazia todos os dias. Ela gostaria de ter tido a oportunidade de se despedir de uma maneira mais especial de seus telespectadores. Confira a postagem de Priscila e o texto na íntegra:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Foram quatro anos, dez meses e seis dias fazendo parte dessa família... Hoje saímos da Tv São Francisco, de coração e sorriso abertos, com a certeza que fomos incríveis, não perfeitos, mas incríveis, sim. . Foi entre câmeras, monitores, pontos e microfones lapelas que há dois anos e quatro meses eu ganhei o maior presente da minha profissão e me encontrei,.. sem nunca, claro, deixa o amor pelo microfone com canopla (reportagem tá no sangue). Foi alí, no meio do estúdio, vendo as palavras subirem na minha frente, que eu senti pela primeira vez os milhões de olhos voltados pra mim, acreditando em mim,... Em cada palavra que eu dizia. Foi olhando nos olhos de cada telespectador que eu pude informar, dar boas e más notícias, me revoltar junto com eles e me divertir também. . A casa ajudou bastante, foi uma escola... grandes profissionais, grandes amigos e companheiros do dia a dia, dos perrengues (e que perrengues 😂 a gente devia ganhar por insalubridade). Saio com saúde, experiência e muita gratidão a todos os meus amigos de trabalho. No meu último jornal, me despedi como de costume,.. mas não como queria. Por isso, deixo aqui minha despedida pro povo do Norte da Bahia e Vale do São Francisco, que me acompanhava todos os dias... . "Por hoje é só.// O BATV de hoje fica por aqui, uma boa noite pra você e até amanhã.// Xau xau.///" . ❤️🎤📺🎥

Uma publicação compartilhada por Priscila Guedes (@priaguedes) em

A polêmica

Tudo isso, no entanto, foi superado por alguns pequenos detalhes nas redes sociais de Priscila. Acontece que, enquanto funcionária de uma afiliada da Rede Globo, a jornalista era totalmente proibida de fazer algum tipo de manifestação de opinião política, respeitando uma das principais regras no Departamento de Jornalismo da empresa.

Poucos minutos após receber a notícia da demissão, então, Priscila se deu conta de que não havia mais nenhuma obrigação e decidiu celebrar sua liberdade de maneira inusitada. A princípio, ela publicou uma foto do ex-presidente Lula em sua conta do Instagram, se posicionando contra sua prisão.

Por fim, ela utilizou a função Stories para publicar um xingamento contra o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Nesta terça-feira (7), ela voltou a utilizar suas redes sociais para lamentar o fato de a demissão em massa da TV Globo ter se tornado uma notícia nacional.

"Que ironia, viramos notícia. E das piores", escreveu.

via GIPHY

Repercussão

Como de costume, o público e os seguidores de Priscila rapidamente começaram a repercutir o caso na internet. Enquanto alguns comentaram em sua publicação endossando suas opiniões políticas e parabenizando a jornalista pelas manifestações, outros não gostaram nem um pouquinho e discordaram de tudo que ela disse, considerando as postagens como "falta de profissionalismo":

@marlonzinhogarrido

Não entendo com uma emissora tão legal com profissionais excelentes uma audiência gigante praticamente fecha as portas? Difícil de entender espero que se caracterize apenas como uma fase passageira 🙏🏼

@prsobral_

Estamos todos de coração partido com a notícia! Desejo muito sucesso pra vcs, e pra nossa profissão que passa por um momento delicado 🙏🏻♥️

@raphaacioli

Pela falta de profissionalismo, agora que vai ficar desempregada mesmo. Jogou fora a oportunidade que tantos querem, a de trabalhar.

@gleysomdavid

Mas bandido se prende e tu foi demitida...

Proibida pela profissão, ela devia estar com suas opiniões entaladas na garganta durante um tempão, não é mesmo? Você aguentaria ter um emprego que te impedisse de manifestar seus posicionamentos políticos na internet? O que você achou da atitude da jornalista?