Ao ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a história

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Ao ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a história

Date October 24, 2018 18:51

Muitas vezes, nos deparamos com inúmeros relatos de pessoas que perderam membros da família e até amigos em afogamentos. Se você não conhece ninguém que tenha morrido dessa forma, pode se considerar sortudo, pois, segundo um levantamento do DataSUS, entre 1996 e 2015, foram registradas 119.485 mortes por afogamentos acidentais no Brasil. 

A pesquisa mostra que homens entre 15 e 29 anos estão entre as vítimas mais frequentes. No entanto, dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que essa é a segunda maior causa de morte de crianças que têm entre 0 e 9 anos de idade. 

Ao ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaAo ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaAo ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriarangizzz / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Duas crianças morrem diariamente no Brasil vítimas de afogamentos. Entenda como prevenir e salvar a vida de um bebê!

Além disso, em alguns casos, mesmo que a vítima sobreviva a um afogamento, pode sofrer com danos permanentes durante toda vida.

É por esse motivo que algumas histórias de sobreviventes que se recuperaram normalmente ganham destaque na mídia nacional e internacional. É o caso de um menino de apenas 12 anos que ficou quase 8 minutos embaixo d'água e sobreviveu para contar a história. 

Ao ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaAo ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaAo ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaDudarev Mikhail / Shutterstock.com

Segundo a mãe do jovem relatou ao portal Today, ele estava brincando com um amigo em um resort na Carolina do Sul quando um pedaço do óculos do colega se prendeu entre as grades da piscina. 

Sem pedir ajuda, os meninos removeram a grade para recuperar o objeto, mas a perna do adolescente acabou ficando sendo sugada por um cano e ele ficou submerso por exatos 7 minutos e 40 segundos.

Durante todo esse tempo, o amigo tentou fazer respiração boca a boca na vítima e o socorro e a polícia foram imediatamente acionados. Ainda assim, ele foi retirado do local inconsciente e ficou internado por oito dias no hospital local, três deles em coma induzido. Apesar de alguns recordistas treinados conseguirem ficar até 11 minutos embaixo da água, uma pessoa normal desmaia após estar submersa por apenas 2 minutos.

Contra todas as expectativas, o jovem se recuperou muito e apenas um mês depois estava de volta à escola. "Ele ainda precisa ser monitorado constantemente para verificar se não ficou com sequelas", contou a mãe. 

Apesar do acidente ter ocorrido porque os meninos removeram a grade, o advogado da família acredita que o hotel tenha sido negligente ao deixar a área desprotegida. "Eles não tinham os parafusos adequados para prender as grades", disse em entrevista à People. 

Embora possa parecer difícil sobreviver em condições assim, outros acidentes do mesmo tipo já foram registrados com sobreviventes. Em um deles, uma menina de três anos ficou por dois minutos embaixo d'água antes de ser resgatada pela mãe. 

Um vídeo das câmeras de segurança da família mostrou a criança andando na borda da piscina e depois caindo na água. Ela ficou dentro da piscina até ser resgatada pela mãe, mas sobreviveu. 

Um caso ainda mais surpreendente é o de Caleb Teodorescu. O menino americano de dois anos sobreviveu depois de passar incríveis 30 minutos submerso na piscina de casa. 

A vítima foi retirada da piscina pela mãe sem respirar e batimentos cardíacos e levada para o hospital por um vizinho. Durante a recuperação, os médicos precisaram fazer um processo conhecido como hibernação, no qual congelaram o corpo da criança para protegê-lo de danos cerebrais e falta de oxigenação no cérebro e, em seguida, voltaram a aquecê-lo ao longo de quatro dias. Quando acordou, Caleb não apresentava nenhuma sequela! 

Cuidados necessários

Embora todos esses casos tenham terminado bem, ainda é necessário tomar o maior cuidado para evitar que crianças e até adultos se afoguem, pois as consequências podem ser devastadadoras.

 

Ao ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaAo ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaAo ter ao perna sugada pelo cano da piscina, menino fica preso embaixo da água durante quase 8 minutos e sobrevive para contar a históriaIris Sakolovski / Shutterstock.com

 

Algumas medidas são essenciais para garantir a segurança de quem você ama. Entre elas:

  • Esteja atento: nunca tire o olho das crianças ou deixe que brinquem sozinhos e longe de você; 
  • Observe o local: a piscina tem salva-vidas? Certifique-se de que as crianças brinquem perto dele ou que ele está realmente atento a tudo; 
  • Não entre em piscinas, lagos e mares fundos se não sabe nadar. 

Assim, você vai garantir a segurança de todos e a sua própria. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 estratégias simples para se livrar de um afogamento