Conheça uma nova geração de mulheres que não querem ser

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Conheça uma nova geração de mulheres que não querem ser mães e descubra quais são as perguntas que elas não aguentam mais responder

Date August 22, 2018 14:34

O mundo está em constante mudança. Além de todos os avanços da tecnologia, o comportamento das pessoas já não é mais o mesmo. Uma das coisas que chamam atenção nas gerações atuais é o abandono da ideia de maternidade como objetivo principal da vida.

É cada dia mais comum encontrar mulheres que nem cogitam a possibilidade de serem mães. Elas não se sentem obrigadas a terem filhos e acabam optando por aproveitar as experiências sociais e profissionais que não seriam tão acessíveis durante a maternidade.

Em uma entrevista para a BBC News Seul, a sul-coreana, Jang Yun-hwa, falou sobre sua decisão de não constituir uma família. Aos 24 anos, ela não é a única mulher a tomar esta decisão. A Coreia do Sul é um dos países com menor taxa de natalidade do mundo, perdendo apenas para Cingapura, Moldávia e Hong Kong.

miya227 / Shutterstock.com

Jang disse que tomou a decisão pensando em valorizar suas experiências profissionais. Mas outros fatores negativos também influenciaram. Além da dor física do parto, a jovem não quer encarar os custos financeiros e a criação de um filho em uma sociedade extremamente competitiva.

miya227 / Shutterstock.com

Ela conta que as crianças enfrentam uma dura competição desde a escola até o mercado de trabalho. Mesmo com o ensino gratuito oferecido pelo Estado, os pais coreanos precisam contratar professores particulares para que os filhos consigam superar as adversidades do ensino no país.

Beer5020 / Shutterstock.com

Jang também diz ter tomado a decisão por conta do tratamento que as mulheres coreanas recebem. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Criminologia local indicou que 80% dos homens assumiram ter um comportamento abusivo com suas parceiras.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Já parou pra pensar em quantas pessoas já viveram no planeta terra? Uns cientistas fizeram esse cálculo!

Mas a norte-coreana não está sozinha. Muitas mulheres ao redor do mundo não querem ser mães. Estas mulheres acabam sendo bombardeadas de perguntas por parte de pessoas que não entendem sua forma de pensar. Veja quais são as perguntas mais frequentes e as respostas que estas mulheres gostariam que todos entendessem.

Você não gosta de crianças?

A decisão de não ter filhos não significa que a mulher não goste de crianças. Uma mulher pode ensinar, aprender, brincar e conversar com uma criança, mesmo sem as obrigações de se mãe.

weedezign / Shutterstock.com

Você pode mudar de opinião?

Claro que sim. Todo mundo pode mudar de opinião algum dia. A vida é cheia de escolhas e mudanças. Mas é preciso respeitar a decisão atual da mulher, mesmo que não seja a mais comum.

Então você não quer casar?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maternidade não é a única forma de manter uma boa relação com alguém. Sempre que uma mulher assume que não quer ter filhos, logo se forma uma imagem de “solteirona”.

O modelo de “família tradicional” está cada dia mais longe da realidade. As pessoas buscam a felicidade de formas diferentes e todas elas devem ser respeitadas, com ou sem filhos, maridos, esposas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cinco mitos sobre anticoncepcionais que devemos deixar para trás imediatamente