Absurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligência

Família & Crianças

November 5, 2018 23:28 By Fabiosa

Um casal de Iowa foi preso condenado de negligência pela morte do filho deles, de apenas quatro meses. A polícia chegou até os dois depois que eles acionaram socorro ao perceber que a criança podia estar morta. 

De acordo com o general Coleman McAllister, o pequeno Sterling faleceu após adquirir algumas assaduras por ficar duas semanas com a mesma fralda. 

Absurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciaAbsurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciaLiderina / Shutterstock.com

A falta de higiene fez com que o bebê contraísse bactérias e acabasse não resistindo devido ao sistema imunológico fraco. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mãe alerta sobre substância encontrada nos trocadores dos banheiros públicos: “Sempre limpe antes de colocar o bebê"

"Os olhos dele estavam abertos, mas era um olhar vazio. Percebi que aquilo não estava certo. Não era um bebê no qual se pudesse fazer manobras de ressuscitação", pontuou.

Assim que compreendeu o caso, a polícia indiciou o casal por negligência. Pois, além da fralda, o menino ainda apresentava sinais de má nutrição e desidratação. O caso ficou tão conhecido, que o julgamento precisou ser mudado de cidade.

Infelizmente, casos como esse não são incomuns e muitos pais e responsáveis por crianças acabam sendo considerados negligenciados pela forma como tratam as mesmas. 

Afinal, o que é negligência familiar? 

Absurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciaAbsurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciaChild negligencePikul Noorod / Shutterstock.com

A palavra negligência é sinônimo de descuido e desleixo. Ou seja, um pai que negligencia o filho deixa dar a devida atenção a questões como higiene, alimentação, moradia, educação etc. 

Assim, qualquer pessoa que privar a criança ou o adolescente de atividades que ajudam em seu desenvolvimento podem acabar respondendo judicialmente, dependendo das leis de cada país. 

Absurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciaAbsurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciaVeronica Louro / Shutterstock.com

No Brasil, por exemplo, os direitos dos menores de idade são garantidos pelo Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA). O artigo quinto diz o seguinte:

Art. 5º - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Absurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciaAbsurdo! Bebê morre após passar duas semanas com a mesma fralda e pais são presos por negligênciasad child sittingZwiebackesser / Shutterstock.com

No entanto, não existe uma pena fixa para casos de negligência. Ficando a cargo do juiz decidir o valor adequado baseado no histórico da vítima. O Supremo Tribunal de Justiça, por exemplo, já obrigou um pai a pagar R$ 200 mil por abandono afetivo.

Além disso, abandono de incapaz e maus tratos também são considerados negligência familiar. 

Como denunciar? 

Se alguma criança que você conhece está sofrendo com a negligência familiar,  o ideal é denunciar aos órgãos competentes, que são o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. Faça uma ligação anônima para que chequem a situação e tomem providências. 

Lembre-se de proteger aqueles que ainda não têm condições de fazer isso sozinho. Você, com certeza, vai tornar o mundo um lugar melhor. 

Fonte: Fox, Bebê Mamãe, G1

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Perigo! Mãe grava sem querer o momento que encontrou o filho sendo enforcado por uma corda da persiana