Menina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançada

Família & Crianças

May 24, 2019 19:09 By Fabiosa

O slime, massa gelatinosa realizada artesanalmente, é uma verdadeira febre entre a criançada em todo o mundo. A geleca conquistou o coração dos pequenos e, na internet, é possível encontrar milhões de vídeos sobre a produção do brinquedo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Slime Shop 🥰 (@honey.slimestore) em

Uma história assustadora envolvendo uma intoxicação após a manipulação de slime acabou tomando conta das redes sociais nos últimos tempos. Uma mãe preocupada decidiu alertar outros pais após viver a situação dentro de sua casa.

Uma mulher chamada Cris Pagano usou sua conta do Facebook para relatar que a filha Valentina precisou ser internada em um hospital na cidade de São Paulo, onde ficou por mais de uma semana. A criança foi diagnosticada com um envenenamento por bórax: um dos ingredientes utilizados na fabricação caseira da massinha.

Ela apresentava um quadro de gastroenterite sem nenhuma razão aparente. Todos os exames estão normais, hemograma e PCR inalterados, ultrassom e tomografia mostrando apenas um aumento e inflamação nos linfonodos intestinais. E hoje, depois de muitos dias de angústia, vendo ela piorando a cada dia - apesar do esquema fortíssimo de medicação para vômitos -, sem comer nada desde o início do quadro, veio o diagnóstico: envenenamento por bórax

A sorte foi que a criança gosta tanto do brinquedo, que acabou levando uma para o quarto do hospital. Foi esse elemento que levou o médico a suspeitar das causas da doença, salvando a vida da garota. 

Cris lançou o alerta e implorou que os pais comecem a proibir que as crianças utilizem o produto. "Mães, proíbam o uso nos slimes! O médico já avisou a Vigilância Sanitária, que informou já ter outras ocorrências", disse ela.

Menina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadajarabee123 / Shutterstock.com

A postagem repercutiu bastante nas redes sociais e, ao receber algumas críticas, a mãe preocupada precisou fazer uma nova postagem, esclarecendo detalhes da situação. Leia a postagem original:

Atenção, pais e mães!

O bórax, ingrediente que intoxicou Valentina, é uma substância considerada como "altamente tóxica" pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O composto é utilizado na produção de materiais de limpeza e inseticidas. Você sabia que sua comercialização já chegou a ser proibida no Brasil?

Menina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadajarabee123 / Shutterstock.com

É importante se manter alerta com o que as crianças consomem na internet e, consequentemente, reproduzem em casa. Além deste perigoso ingrediente, as inúmeras receitas que podem ser encontradas na internet levam água boricada, bicarbonato de sódio, corantes, água oxigenada, amaciante, shampoo, espuma de barbear, tinta e diversos tipos de cola.

Menina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaChaikom / Shutterstock.com

A história de Cris e Valentina não é única nem inédita no Brasil. A psicóloga Natália Palmeira, por exemplo, é mãe da Giovana e viveu uma situação bastante parecida. Ela usou sua conta do Instagram para compartilhar a situação e alertar outros pais. Leia:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ALERTA SLIME 🚨: Hoje vou falar como mãe de criança alérgica que não adianta brincar de massinha ou tinta que estão escritas anti alérgicas, minha filha sempre fica com tosse e com os olhos coçando após brincar. A febre que vem tomando conta do mundo infantil e adolescente é o SLIME. Semana passada, Giovana brincou pela primeira vez, o resultado? Acordou no dia seguinte com tosse de cachorro, se sentindo tonta. 😭. Essa semana saiu a reportagem de uma criança que está internada em São Paulo há mais de uma semana, por possível intoxicação do ativador do Slime, onde é usada uma substância chamada borax, também usado em sabão em pó e inseticidas. A reação mais grave pode ser a queimadura, devido a ação abrasiva do produto. Existe ainda, o risco de outras reações alérgicas, segundo o alergista Nelson Guilherme Bastos Cordeiro. Essa criança que está internada tem 12 anos, fez diversos exames e não descobria a causa. Ela tem um canal no YouTube ensinando fazer o slime. As pessoas quando iam visita-la levavam os produtos, quando o médico entrou no quarto e a viu fazendo o Slime, foi quando levantou a suspeita da intoxicação por borax, informando que outras crianças também já passaram por isso. Inclusive já informou a Vigilância Sanitária. Quando comprarem o Slime em lojas para fazer mas já com o ativador pronto, não se esqueçam de ler as substâncias desse produto. #slime #infantil #adolescente #criança #maternidadereal #maternidade #filhos #alerta #vigilanciasanitaria #alergia #alergicos #saude #medicina #alergista #intoxicação #psicologia

Uma publicação compartilhada por Psicóloga Natália Palmeira (@psicologanataliapalmeira) em

Com a repercussão de casos como esse, a Anvisa emitiu alguns comunicados que esclarecem que o bórax não é mais proibido no Brasil. Entretanto, a substância - definitivamente - não deve ser manipulada por crianças. Os sintomas de alarme vão preocupar os pais mais ansiosos: náuseas e vômitos, diarreia com cor azul ou verde, lesões na pele e dermatites que podem desencadear sérias infecções.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 2+3 (@stella_albert_alex) em

Isso sem falar o tamanho dos riscos caso a criança acabe, sem querer, inalando ou ingerindo a substância. Isso poderia levar a casos gravíssimos de saúde. Apesar de menos nocivos, médicos de todo o mundo concordam que os demais ingredientes utilizados nas receitas caseiras também são perigosos para os pequenos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Receita de Slime (@receitadeslime43) em

Meus filhos amam! O que fazer?

Especialistas concluem que as misturas que não levarem bórax nem água oxigenada seriam as mais seguras. Mesmo assim, a preparação de slimes caseiros definitivamente não é segura e é altamenta contraindicada pelos médicos.

Menina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaPressmaster / Shutterstock.com

Sendo assim, a melhor alternativa é a massinha industrializada, que é testada e verificada por órgãos reguladores antes de chegar ao mercado. Alguns cuidados também precisam ser tomados nesse caso, como o uso de luvas e a supervisão constante de um adulto.

Menina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaMenina é internada após brincar com slime e mãe lança advertência para brinquedo que é febre da criançadaandras_csontos / Shutterstock.com

O brinquedo não deve entrar em contato com a pele da criança e, claro, jamais deve ser levado à boca ou ao nariz. O tempo de brincadeira também deve ser reduzido.

Em caso de identificada alguma reação adversa, o contato com o slime deve ser interrompido imediatamente. A região afetada deve ser lavada com água e devidamente hidratada. Em seguida, é necessário procurar o consultório de um médico.

Você tem filhos pequenos? Eles também curtem a febre do momento que se tornou o slime? Fique atenta às dicas e cuide da saúde de suas crianças!