Sua sogra vive se metendo no seu casamento? Saiba que ela tem o poder de destruir a sua relação

Relacionamentos nem sempre são fáceis. Além dos problemas que o próprio casal enfrenta, muitas vezes é preciso aprender a lidar com a família dele. Quando se é mulher, é comum enfrentar um empecilho extra - a sogra. Isso porque as mães dos seus namorados e maridos sempre vão sentir aquele ciúmes e, por vezes, tentar atrapalhar a relação. 

undefinedIakov Filimonov / Shutterstock.com

Claro que a convivência pode se tornar bastante conflituosa, às vezes, e você pode ter vontade de soltar o verbo e falar poucas e boas para sua sogra, mas é preciso se acalmar e aprender a lidar com as sinucas de bico nas quais ela vai te pôr ao longo dos anos. 

Quando isso acontecer, pode ter certeza de uma coisa: você não está sozinha. Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Casal, chamada de 'Por que os casais brasileiros brigam?', ouviu 708 pessoas entre abril e junho de 2018 e descobriu que o fator sogra é um dos principais motivos de discussão, especialmente se o assunto for a família do seu cônjuge. 

Nem sempre vai ser fácil se segurar, mas a gente reuniu algumas dicas que podem te ajudar um pouco a salvar essa relação e parar de implicar com a mãe do seu namorado ou marido. Se liga: 

Tente entendê-la 

undefinedSpeedKingz / Shutterstock.com

Óbvio que nem sempre é possível entender porque sua sogra faz o que faz, mas a maioria das atitudes dela provavelmente acontecem por causa do ciúmes e da sensação de estar perdendo o filhinho amado para outra mulher. Por isso, a primeira dica é procurar entendê-la e nunca entrar em conflito. 

Por exemplo, se ela faz um comentário que te desagrada, o melhor é tentar conversar e explicar porque aquilo te chateia. Agora, se não for algo pontual ou tão relevante, talvez seja mais prudente deixar quieto e fazer a egípcia.

Ponha limites na relação 

Outra coisa importante é por limites na relação o mais rápido possível. Claro que isso não significa ser grosseira ou tentar excluí-la de todas as decisões. Mas é melhor deixar claro até onde ela tem opinião e quando precisa se manter à distância. 

Acredite, isso vai ser essencial, especialmente quando vocês tiverem filhos, pois ninguém quer a sogra dando pitaco na criação dos pequenos, não é? Se sentir que ela vai ficar muito chateada com a situação, peça opinião dela de vez em quando, apenas para que ela sinta que é importante. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Sogra faz declaração fofa para nora e dá uma lição de acolhimento

Estimule a relação de vocês

undefinedjakov Filimonov / Shutterstock.com

Nada de parar de ir na casa da sogra ou simplesmente ser má educada. Isso não vai te levar a nada, apenas a várias brigas com seu marido. Por isso, tente manter uma relação, no mínimo, suportável. 

Visite a casa dela com seu marido, a receba na sua casa e sempre seja educada e simpática. Não precisa fingir nada, mas de vez em quando, é legal chamá-la para sair só vocês duas e até pedir opinião sobre roupa ou qualquer outro assunto. 

Tome cuidado com suas palavras

A maioria das desavenças entre nora e sogra acontecem por causa de palavras que não foram bem interpretadas. Por isso, tome todo cuidado do mundo e pense bem no que vai dizer. Aliás, essa é uma dica que serve para qualquer relação. 

Você pode se esquecer rapidamente do que disse, mas a pessoa que ouviu vai se magoar por muito mais tempo. Então, não revide o que ela disser e nem solte o verbo de cabeça quente. 

Não a envolva nas brigas de vocês

undefinedRoman Samborskyi / Shutterstock.com

Às vezes, a gente cria o hábito de criticar nossos namorados e maridos para os amigos e, pior, para a família dele. Por isso, quando sentir vontade de falar mal dele perto da sua sogra, lembre-se que ela provavelmente vai ficar chateada com a situação e ainda te enxergar como a culpada, até porque a tendência é que ela fique do lado do filho. 

Invés disso, aproveite para elogiá-lo e comentar sobre as coisas boas da relação. 

Lembre-se: ela sempre será mãe dele

Não importa se vocês estão juntos há mais de 20 anos ou se o relacionamento parece perfeito, a mãe dele sempre será parte da família. Ele pode até trocar de namorada ou esposa, mas não vai conseguir mudar de mãe. 

Em outras palavras, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco e, infelizmente, esse lado é você. 

Fonte: Esposa Online, Casar é um barato

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A culpa é sempre da sogra? Nem sempre! 8 comportamentos que a nora pode evitar!

Recomendamos