Garota propaganda, só que não! Ela descobriu através de a

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Garota propaganda, só que não! Ela descobriu através de amigos que era garota-propaganda de várias campanhas ao redor do mundo

Date August 8, 2018 14:36

Quem não gostaria de ter seu rosto estampado em grandes anúncios ao redor do mundo? A fama e o sucesso são o alvo máximo de muitas pessoas. Mas o exemplo de uma mulher sul-africana vai fazer você repensar seu conceito de fama.

A história começou com um ensaio gratuito e um contrato assinado sem que todas as cláusulas fossem lidas. Shubnum Khan tinha 24 anos quando recebeu a proposta de participar do ensaio fotográfico. Não foi oferecido nenhum tipo de cachê ou pagamento pelas fotos, apenas cópias de qualidade profissional aos participantes do ensaio.

Khan contou que acreditou que as fotos seriam expostas em um portfólio ou projeto artístico do autor, mas não foi bem assim. Dois anos depois de ter tirado as fotos, a mulher passou a encontrar anúncios na internet com seu rosto estampado neles.

O primeiro caso foi mostrado por uma amiga que morava no Canadá. Ela viu a imagem de Khan em uma propaganda sobre imigração.

“Eu não ligo de estar em propagandas sobre imigração, mas fiquei muito confusa. Não entendia como meu rosto pudesse estar em um jornal do outro lado do mundo”, disse a mulher.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Youtuber que sofreu ataque racista recebe apoio e vira garota-propaganda de empresa de cosméticos

Foi quando a mulher resolveu pedir esclarecimentos ao fotógrafo. Khan então percebeu que havia cometido um erro muito comum. Ela assinou um contrato sem ler completamente. O contrato tirava os direitos de imagem dela e dos participantes. As fotos foram vendidas para bancos de imagens, que revenderam as fotos.

Khan conta a história com bom humor e diz que já encontrou cerca de 50 anúncios com seu rosto. Ela até tentou retirar as fotos, mas o contrato já havia sido assinado.

“Ele disse que lamentava que eu me sentisse mal, mas que era tudo legal e havia sido explicado para nós antes”, contou a mulher.

Agora a mulher tem que lidar com uma fama indesejada. Mas ela afirma que também existe um lado divertido em tudo isso. “É uma ótima história para contar no bar”, ela completa.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pegou mal! Dove erra feio em propaganda, é acusada de racismo e pede desculpas