Quebrando tabus! Modelo desfila amamentando filha de cinco meses e rebate críticas: "Mulh

INSPIRAÇÃO

Quebrando tabus! Modelo desfila amamentando filha de cinco meses e rebate críticas: "Mulheres podem fazer tudo"

Date July 19, 2018 14:23

O simples ato de amamentar ainda é um tabu não só no Brasil, como em muitos outros países. Muitos consideram a amamentação pública uma vergonha e em alguns lugares a situação vai ainda mais longe: existem propostas no âmbito político para proibir que mães amamentem seus filhos em público, sob pena de multa. 

Iryna Inshyna / Shutterstock.com

Por isso, a atitude da modelo internacional Mara Martin ganhou repercussão mundial. Em um desfile para a Sports Illustrated Swimsuit, ela atravessou a passarela segurando a filha de cinco meses que mamava em seus seios. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Esta mãe amamentou publicamente seu filho na Disneyland e nem todos aprovaram

O evento faz  parte da semana de moda de Miami e o desfile em questão era para uma marca de biquinis e roupas de banho.

Em pouco tempo, Mara viu sua foto sendo compartilhada nas redes sociais e em várias notícias e ficou surpresa por um ato que considera tão comum ganhar tamanha repercussão. "Estou muito grata por poder compartilhar esta mensagem e, esperançosamente, normalizar a amamentação e mostrar aos outros que as mulheres podem fazer tudo (...) São essas histórias que deveriam estar sendo discutidas em nosso mundo", declarou. 

Nos Estados Unidos, ainda existe um estigma muito grande com relação à amamentação em público. Em 2014, uma mulher estava com o filho em uma loja quando foi convidada a ir até o banheiro para amamentar o bebê. logo depois, um grupo protestou em frente ao local, que pediu desculpas pelo ocorrido. 

Nas cidades brasileiras, a história não é muito diferente. Ser vista amamentando ainda é motivo para discussões calorosas que parecem não ter fim. Quem também já foi vítima desse preconceito foi a pré-candidata a presidência Manuela D'Ávila (PCdoB). Após postar uma foto em seu Instagram em que aparece amamentando a filha Laura, ela recebeu várias mensagens contrárias à ação. 

Além de afirmarem que amamentar na cama era um péssimo exemplo, alguns internautas chegaram a declarar que era falta de respeito uma deputada expor a mama.

Manuela logo rebateu as críticas: "Esse peito não é de deputada, é da mãe da Laura. Amamento onde quiser, o peito é meu (e dela, por esse período)”, disse no perfil Leis de Laura, que usa para falar sobre amamentação. Em entrevista à revista Donna, Manuela contou que não esperava por reações como as que leu e que ficou perplexa com a “sensualização da amamentação”. 

Fonte: PurePeople, IstoÉ, Revista Donna

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Você sabia que amamentar também ajuda a prevenir câncer de mama?