Inclusão e liberdade para cegos: aplicativo identifica a linha do ônibus que está chegando e “fala” ao cego antes do ônibus parar no ponto

Inspiração

June 4, 2018 15:29 By Fabiosa

Pegar um ônibus é uma tarefa simples para muita gente, mas não para quem tem qualquer tipo de deficiência, principalmente para cegos.

A rotina de um cego é muito mais demorada e longa. Ele precisa sair de casa com maior antecedência para chegar ao ponto de ônibus e uma vez lá, precisa da ajuda das pessoas para avisar quando ele chega, auxílio para dar o sinal para o ônibus parar e depois, dentro do ônibus, contar com a boa vontade de cobradores e passageiros para informar quando chegou no ponto em que o cego tem que descer.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Viralizou: candidatos que falaram sobre cegos em vez de surdos na redação do Enem Saúde e Estilo de Vida

Se qualquer uma destas etapas não funcionar, a pessoa dificilmente conseguirá chegar ao seu destino.

Parece simples, mas isso representa um desafio e uma falta de autonomia para os cegos e pessoas que possuem outros tipos de deficiência.

Por isso, a tecnologia sempre acaba sendo uma ótima aliada destas pessoas. O nome é “Tecnologia Assistida” vem trazendo cada vez mais facilidade e independência.

A última invenção é um aplicativo que “fala” para o cego sobre o ônibus que está chegando ao ponto. O app foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Computação da Universidade do Pará.

O app funciona sem internet. Basta que a pessoa clique no aplicativo, coloque o aparelho em direção ao ônibus para que ele identifique qual a linha e informe por comando de voz. Isso economiza tempo e facilita muito a vida do cego.

O aplicativo já conta com 176 linhas cadastradas e o próximo passo agora é ampliar o banco de dados das linhas, favorecendo cada vez mais pessoas com deficiência visual e aumentar a sua mobilidade.

Fonte: Razões para Acreditar

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Brasileiro de 18 anos cria aparelho que transforma pensamentos em palavras Notícias