Projeto final de curso de design de moda une conhecimento e solidariedade

INSPIRAÇÃO

Projeto final de curso de design de moda une conhecimento e solidariedade

Date August 14, 2018 23:18

Quando escolhemos uma roupa analisamos basicamente três coisas: caimento, conforto e qualidade, no entanto, com a idade, entra mais um fator nessa equação: a acessibilidade.

YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com

 

Muitas pessoas mais velhas têm algum problema de locomoção ou de movimentos que pode fazer com que determinadas roupas sejam incômodas na hora de vestir e até perigosas na hora de usar.

Dan Kosmayer / Shutterstock.com

 

Um barra de calça ou saia mais longa pode representar um risco de queda muito perigoso para quem tem mais idade, no entanto, não é por isso que os idosos são obrigados a se vestirem mal. Afinal, para estar na moda não existe idade, não é mesmo?

 

Com esse pensamento em mente, estudantes do curso de Design do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, criaram peças com acessibilidade, mas sem perder o estilo para 9 senhoras da Casa dos Pobres, localizada em Caruaru, localizada em Caruaru, no estado de Pernambuco.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Parceria diferente: idosos dividem casa com jovens em troca de companhia e aluguel mais barato

A tarefa fez parte do projeto final da disciplina denominada Montagem e Pilotagem do Vestuário. Sob a orientação da professora Rosiane Pereira Alves, o grupo formado por 8 estudantes se empenhou na tarefa.

Primeiro as alunas foram  até a Casa dos Pobres para saberem quais eram as necessidades e gostos das idosas, além de aferir as medidas das senhoras.

Então, no Laboratório de Moda (LabModa), elas fizeram os cortes, montagens e protótipos das peças e então voltaram à Casa dos Pobres  para que as idosas provassem as roupas e as alunas fizessem as correções necessárias e, finalmente partirem para confeccionar e dar o acabamento à peça final.

 

Depois de prontas, as alunas foram novamente à Casa dos Pobres para entregar as peças e ainda fizeram mais uma entrevista com as idosas para avaliar a vestibilidade das roupas.

Tanto as alunas como as idosas ficaram muito contentes com o resultado e o projeto serve para provar como uma tarefa de final de curso pode unir conhecimento e solidariedade.

 

Parabéns à todas as envolvidas e, principalmente à professora Rosiane Pereira Alves pela iniciativa!

Fonte: Razões para Acreditar

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Para voltar a sorrir! Ação Social reúne mais de mil dentistas para cuidar da saúde bucal de idosos em abrigos em todo o Brasil