Conheça a história de 4 mães guerreiras da história mund

INSPIRAÇÃO

Conheça a história de 4 mães guerreiras da história mundial

Date May 12, 2018 22:10

Toda mãe é uma guerreira, mas algumas mães entraram para a história da humanidade por grandes feitos que mudaram o rumo do mundo.

Em homenagem ao Dia das Mães, decidimos contar a história de algumas dessas heroínas da história mundial que nos inspiram até hoje.

Cleópatra

tanja-vashchuk / Shutterstock.com

 

Nascida em 69 a.C, Cleópatra se tornou rainha do Egito ao lado de seu irmão Ptolomeu XIII quando seu pai seu pai Ptolomeu XII faleceu.

Ptolomeu XIII tinha apenas 10 anos de idade, mas por influência de outros nobres egípcios,acabou expulsando a irmã do reino.

Cleópatra foi para a Síria e retornou ao poder após se unir a Júlio César de quem foi amante e com quem teve um filho chamado Cesário.

A rainha do Egito foi morar em Roma e depois da morte de Júlio César, ela se uniu a Marco Antônio com quem fez uma aliança política e romântica. 

Marco Antônio e Cleópatra tiveram três filhos e se suicidaram em 30 a.C. quando Otaviano tomou o poder.

Indira Gandhi

Sergey Goryachev / Shutterstock.com

 

A primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra da Índia, tem o mesmo sobrenome de Mahatma Gandhi, no entanto, não tem nenhum parentesco com esse outro importante líder indiano.

Indira foi primeira-ministra duas vezes, em 1966 e em 1980, e ainda que tenha governado um país bastante patriarcal se destacou como uma política brilhante e foi responsável por mudanças relevantes na Índia.

Envolvida com a política desde jovem, Indira passou um ano presa e teve dois filhos: Rajiv Gandhi e Sanjai Gandhi.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 3 dicas para ser uma mãe feliz

Wu Zetian

beibaoke / Shutterstock.com

 

Talvez um pouco menos conhecida que outras grandes mulheres da história do mundo, Wu Zetian foi a única mulher a ocupar o trono da China durante a época imperial do país.

Wu Zetian se destacou desde crianças por contrariar o papel que as mulheres tinham na época. Fascinada por livro e política ela foi concubina do harém do imperador Tang Taizong.

Articuladora e estrategista, ela traçou seu caminho até o trono quando teve uma filha morta e acusou a imperatriz de tê-la matado.

Anos depois ela teve um filho homem e quando seu então marido e imperador adoeceu ela tomou o poder e reinou até os 80 anos de idade.

Margaret Tatcher

David Fowler / Shutterstock.com

 

Conhecida como a "Dama de Ferro", Margaret Tatcher foi a primeira mulher a governar o Reino Unido.

Ela ganhou o apelido por ter governado o país com punho firme e ter sobrevivido a um atentado em 1984.

Líder do Partido Conservador britânico, ela foi eleita primeira-ministra em 1979 e oucupo o cargo por mais de 10 anos.

Apesar de ter sido responsável por algumas medidas bastante impopulares, Margaret Tatcher foi reeleita em 1987 e teve um casal de gêmeos chamados Carol e Mark.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A ciência confirma: o vínculo entre uma mãe e sua filha vai além do que conhecíamos