Eles jamais imaginariam que estavam com câncer se não tive

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Eles jamais imaginariam que estavam com câncer se não tivessem passado por essas situações peculiares

Date July 18, 2018 16:33

O câncer é uma das doenças que mais matam nos dias de hoje.Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano. Esse número é duas vezes e meia maior do que o total de pessoas que falecem por conta do vírus da AIDS, Tuberculose e Malária. A população mais atingida encontra-se nos países de baixa e média renda.

Olesia Bilkei / Shutterstock.com

Muitas dessas mortes poderiam ter sido impedidas se tivessem sido diagnosticadas precocemente. O diagnóstico tardio, quando o câncer já está em estágio avançado, é uma das principais causas de óbito. Nas palavras de Etienne Krug, que dirige o Departamenro de Gerenciamento de Doenças Não Transmissíveis, a doença sendo descoberta ainda no começo, aumenta e muito as chances de sobrevivência:

Spotmatik Ltd / Shutterstock.com

“Diagnosticar o câncer nos estágios mais avançados, e a incapacidade de fornecer tratamento, condena muitas pessoas ao sofrimento desnecessário e à morte precoce” lamenta.

Muitas pessoas já passaram por várias complicações de saúde e tiveram que suportar os terríveis sintomas da doença até receberem um diagnótico positivo para câncer. Mas, e se elas não fizessem nem ideia que estavam enfermas? Existem diversos casos de pessoas que descobriram por acaso que precisavam de tratamento. Vamos relembrar alguns casos:

"Esperava que o dinheiro talvez salvasse sua vida"

Donald Savastano era um carpinteiro norte-americano de 51 anos de idade, que nasceu em Queens mas morava em Nova Yorque. Um dia ele tentou a sorte numa raspadinha da cidade e tirou a sorte grande. Donald foi agraciado com o prêmio de 1 milhão de dólares, cerca de 3,18 milhões de reais.

Danielle Scott, funcionária da loja do bilhete premiado contou que o carpinteiro não andava bem de saúde, mas não tinha seguro, então, quando ganhou o dinheiro, pôde finalmente ir ao médico.

Foi no hospital que ele descobriu que tinha câncer em estágio avançado, e que mais nada poderia ser feito.O homem morreu no início de 2018, menos de um mês depois de ter recebido a bolada. Scott fala que Savastano estava com câncer no cérebro e no pulmão, mas acreditou até o último minuto que o dinheiro poderia salvar sua vida.

Um depoimento em programa de TV salvou sua vida

A jornalista da BBc Victoria Derbyshire foi entrevistada num programa inglês e declarou como descobriu um cancer de mama através de um dos sintomas menos conhecidos. Qual não foi sua surpresa ao receber um e-mail de duas mulheres que alegavam só terem descoberto um tumor por causa do depoimento da jornalista na TV.

Margaret Witts, de 86 anos, ficou alarmada quando ouviu no programa sobre o mamilo invertido, que acontece quando o mamilo vira para dentro ou "afunda" no seio, e que também pode ser um dos sintomas da doença. Sabendo disso, Margaret foi no espelho e percebeu que um mamilo estava muito menor que o outro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Jogador de futebol lutou durante um ano contra o câncer, mas não venceu a batalha. Sua mulher, no entanto, terá algo para lembrar dele pra sempre!

"O mamilo daquele seio também estava mais elevado e metade dele estava virada para dentro. Comecei a apalpar o mamilo e senti um caroço áspero. Fiquei sem conseguir acreditar." contou WittsA idosa precisou fazer uma mastectomia, mas agora passa bem.

Maren Marshal, 53 anos, foi outra que se surpreendeu com as revelações no programa de TV.:

"Eu sempre tive o mamilo invertido, mas estava um pouco mais do que antes" relatou Marshall, que foi imediatamente se consultar com seu médico, que confirmou o diagnóstico. A mulher passou por uma cirugia para remover o tumor e o tecido ao redor dele e agora se recupera do procedimento.

Teste de gravidez que revelou câncer

O estudante cearense de técnicas de enfermagem procurou atendimento médico por conta de fortes dores nas costas e por que estava expelindo sangue pela boca. especialistas acreditaram que ele estava com tuberculose, mas antes de realizar os exames para confirmar o diagnóstico, o rapaz participou de uma brincadeira e fez um teste de gravidez. Para sua surpresa o teste deu positivo.

O rapaz não deu muita atenção para o diagnóstico, mas quando a mãe encontrou o teste, fez o estudante e sua namorada irem para um posto de saúde. Foi entao que o teste positivo de gravidez revelou ser uma confirmação para cancer de  pulmão, que também estava espalhado pelo peito e crânio.

 

José Gerardo Soares Filho é um jovem de 18 anos, morador de Fortaleza e estudante do curso Técnico de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Onélio Porto, no bairro José Walter. Gerardinho, como é mais conhecido entre os amigos, tinha uma vida comum até fevereiro de 2017, quando descobriu ter um câncer raro, após fazer um teste de gravidez - por brincadeira - que deu positivo. Agora, familiares realizam campanha para arrecadar fundos para ajudar na cirurgia. Confira mais detalhes e saiba como ajudar no blog Ações que Transformam: blogs.diariodonordeste.com.br/acoesquetransformam. #solidariedade #acoesquetransformam #cancer #diariodonordeste #dn

Uma publicação compartilhada por Diário do Nordeste (@diariodonordeste) em

"Tumor de célula germinativa é uma forma de câncer, tem capacidade de gerar tecido placentário, parece com placenta, mas é câncer. O coriocarcinoma é a placenta maligna. Tem como característica a produção do beta-HCG, hormônio placentário, e o teste de gravidez é a dosagem desse hormônio”. explica o médico Carlos Gustavo Hirth, patologista do hospital Albert Sabin.

O jovem está agora tentando conseguir doações para seu tratamento, que custará em torno de 200 mil reais.

Foto que salvou vida de bebê

Julie Fitzgerald percebeu que havia algo errado no olho do filho depois de uma foto dele tirada no celular. Foi através do flash que ela notou pontos estranhos no olho da criança de dois anos de idade. Ela então levou seu filho ao médico, que logo o diagnosticou o retinoblastoma, um tumor maligno que afeta a retina das crianças pequenas.

Uma das características principais da doença é a leucocoria, que é quando um flash revela um reflexo branco no olho, quando este deveria ser vermelho.

Infelizmente, o pequeno Avery acabou perdendo um olho, mas sua mãe respira aliviada por ele não ter apresentado qualquer outra sequela tão comum neste tipo de câncer.

"Esse foi o nosso pior pesadelo, mas a descoberta a tempo salvou a vida do meu filho", comemora Fitzgerald.

Apesar de descobrirem uma infeliz notícia sobre seus estados de saúde, algumas dessas pessoas, puderam recorrer ao tratamento precoce e felizmente se livraram dos tumores.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Um sintoma específico de câncer de pulmão que pode surgir precocemente, mas é muitas vezes ignorado