Higiene demais é veneno! Descubra quais são as partes do s

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Higiene demais é veneno! Descubra quais são as partes do seu corpo que você não deveria limpar com tanta frequência

Date August 11, 2018 00:27

O brasileiro é um povo que possui hábitos higiênicos bem estabelecidos. Grande parte da população toma banho diariamente e estima-se que a nossa média é de 3 banhos diários. Entretanto, esse costume é totalmente o oposto de vários outros países de outras regiões do mundo.

LarsZ / Shutterstock.com

Talvez pelo clima tropical e por isso mesmo, a transpiração que começa logo ao sairmos de casa e andarmos por algum tempo na rua ou mesmo quando realizamos alguma atividade um pouco mais puxada. Não sabemos bem os motivos, mas o fato é que a quantidade de banhos diários é uma cultura nacional.

Grigvovan / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cuidado! Alguns hábitos no banho podem estar fazendo mal

Entretanto, na China por exemplo, cerca de 40% da população só toma um banho por semana. No Reino Unido e Turquia, toma-se diariamente, apenas em metade da população. E essa realidade se mantém em vários outros locais. Mas, talvez essa verdadeira obsessão do brasileiro pela higienização das coisas, não seja o mais correto.

Jane Kelly / Shutterstock.com

Médicos e especialista dizem que o excesso de limpeza, também pode ser prejudicial ao corpo. Por exemplo, limpar os ouvidos diariamente não é recomendado, porque a pele do ouvido é extremamente frágil e você utilizar o cotonete friccionando a região cotidianamente, pode resultar em irritações e inchaços no local. Além disso, a própria cera é um fator de proteção para o ouvido interno e lhe livra de infecções. Portanto, recomenda-se um uso mais esporádico e apenas para a retirada do excesso de sujeira e ceras.

Ao contrário do que muitos de nós pensamos, limpar o nariz colocando o "dedão" lá na região, também não é uma boa pedida (mesmo que seja em ambiente reservado). Ao colocar o dedo na narina você pode feri-la e até mesmo levar bactérias para a região. A melhor forma de limpar o local é com um spray nasal e mesmo assim, não pode ser diariamente.

Agora, uma informação que pode parecer estranha para muitas pessoas e principalmente mulheres. Não lave o cabelo todos os dias! Os produtos de higiene possuem compostos químicos e isso em excesso, é prejudicial para o couro cabeludo. A lavagem diária também pode causar dermatite e outros problemas no local. Segundo especialistas, o correto para cabelos secos é lavar 1 vez semanalmente e para oleosos, 2 vezes semanais.

VGstockstudio / Shutterstock.com

A higiene das partes íntimas também deve ter cuidados especiais. Evite o uso de sabonetes e outros produtos genitais que deixam cheiro forte em sua "menininha". Ao contrário do que pode parecer, isso é uma enganação momentânea, pois essas substâncias prejudicam a flora natural do local e é exatamente isso a responsável pela lubrificação, proteção e limpeza da área. Entenda que, nessas partes existe sim um cheiro característico e que isso é normal, saiba diferenciar isso de um mau cheiro real e aprenda a aceitar a característica própria de seu órgão.

pathdoc / Shutterstock.com

Existe uma cultura forte de cuidados com a pele do rosto. Porém, isso também podo ser exagerado! Nossa pele possui óleos naturais e quando esfoliantes são utilizados em excesso, eles retiram esses óleos, aumentando o ressecamento da pele. Portanto, pode continuar esfoliando a pele, mas tente fazê-la no máximo 2 vezes por semana.

goodluz / Shutterstock.com

Por último, uma verdadeira desconstrução de costume geral. Não lave os olhos! Pois, eles possuem glândulas lacrimais naturais e elas já são as responsáveis por lubrificá-los e protegê-los de detritos externos. Não confunda com não lavar o rosto ao acordar ou retirar alguma sujeira da face (com os olhos fechados), estamos falando daquelas pessoas que tem costume de lavar a região ocular propriamente dita.

Dirima / Shutterstock.com

Para você que se assustou com as dicas, tenha calma. Não é preciso se tornar pessoas que não ligam muito para a higiene (como os povos citados anteriormente), mas também não são necessários certos tipos de exageros. Absorva as informações e saiba encontrar um equilíbrio entre a sua higiene e conforto, com a manutenção da saúde natural de seu organismo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 erros que se deve evitar na hora de tomar banho