Alerta: mau uso do absorvente interno pode levar a amputação de membros e até morte!

Saúde e Estilo de Vida

July 26, 2018 20:18 By Fabiosa

O período menstrual é difícil para qualquer mulher. Além da temida TPM, há o desconforto com o uso de absorventes e as privações em decorrência dessa fase. Por isso, existe uma certa "busca" pelo absorvente ideal para cada momento. Nadar, por exemplo, podia ser um dilema ainda maior, não fossem os tampões internos, né? Mas esse item que tanto te ajuda nessa hora pode trazer várias complicações, se não usado corretamente. 

pxhidalgo / Depositphotos.com

Pode até parecer loucura, mas o uso de absorventes internos de forma errada pode causar desde infecções e alergias, até a morte. 

Isso porque ficar com ele por tempo demais pode fazer com que a mulher desenvolva uma grave doença chamada Síndrome do Choque Tóxico (SCT). Isso ocorre porque não trocar o item com frequência falicita a propagação da bactéria Staphylococcus aureus.

andriano.cz / Shutterstock.com

Os sintomas dessa condição são febre alta, dor de cabeça e de garganta, olhos avermelhados, cansaço extremo, diarreia, vômitos e até confusão mental e tontura. 

Em casos mais graves, uma das complicações é a amputação de membros. Foi isso que aconteceu com a modelo Lauren Wasser, que desenvolveu a SCT depois de usar absorvente interno por um longo período de tempo, sem trocar e teve que amputar a perna direita.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Lauren Wasser perdeu suas duas pernas por causa do absorvente interno e agora ela adverte outras mulheres para serem cautelosas

Pouco tempo depois, a modelo também perdeu a perna esquerda pelo mesmo motivo.

Outro risco, caso a vítima não procure pelo médico assim que sentir os sintomas ou não seja diagnosticada e tratada corretamente, é a falência de órgãos, que leva à morte. 

De acordo com especialistas, a melhor forma de combater a SCT é quando a vítima procura o hospital o mais rápido possível e o tratamento deve ser feito com uso de antibióticos por, no mínimo, 10 dias. 

Como evitar a SCT? 

Felizmente, existem formas bastante simples de evitar a SCT, segundo especialistas no tema. Uma delas é não usar absorventes, especialmente os internos, por um longo período de tempo. Veja outras dicas:

Fotos593 / Shutterstock.com

  • Nunca usar o mesmo absorvente por mais de 8 horas; 
  • Quando o clima for mais quente, fazer a troca a cada 4 horas;
  • Qualquer sinal de desconforto pode indicar que o absorvente não está bem posicionado. Por isso, o tire e troque por outro;
  • Esteja sempre atenta aos sintomas e procure um médico sempre que precisar. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 consequências para o corpo da mulher que usa um absorvente interno por muito tempo


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.