Alô mulherada! 6 mitos sobre a saúde íntima feminina que

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Alô mulherada! 6 mitos sobre a saúde íntima feminina que você acreditava até agora e que não passam de "conversa para boi dormir"!

Date June 20, 2018 13:08

Existem muitos mitos sobre a saúde íntima das mulheres. Mesmo que alguns já tenham sido desmentidos há muito tempo, a maioria continua confundindo e deixando as mulheres preocupadas com assuntos que de nada interferem.  

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pesquisa comprova que a gravidez altera o cérebro da mulher

Anticoncepcionais podem afetar a fertilidade

Muitas mulheres acreditam que o uso de pílulas anticoncepcionais pode afetar a fertilidade. Isso porque existem algumas pesquisas que mostram índices de baixa fertilidade em mulheres que fizeram uso do medicamento por algum tempo antes de tentar engravidar. 

Apesar disso, muitas vezes medicamentos com os mesmos componentes são usados no tratamento de mulheres que querem ter filhos. Ou seja, o anticoncepcional não é prejudicial à fertilidade feminina. 

Toda mulher deve usar sabonete íntimo

Engana-se quem pensa que toda mulher deve usar sabonete íntimo para manter a região limpa e livre infecções. Pelo contrário, esse produto só é indicado no tratamento de infecções bacterianas, justamente por ter componentes que ajudam a controlar o sintomas desses quadros clínicos. 

Mulheres virgens não podem usar absorvente interno

Muita gente garante: usar absorvente interno pode tirar a virgindade. Será que isso é verdade? Não! Segundo ginecologistas, é muito improvável que o absorvente interno possa romper o hímen da mulher virgem. Isso só acontece no caso do uso de coletor menstrual ou de um absorvente interno de tamanho maior que o normal.

Lavar os cabelos durante a menstruação

Com certeza você já levou uma baita bronca da sua avó quando anunciou que era dia de lavar os cabelos e estava menstruada.

Isso porque muita gente, principalmente as pessoas mais velhas, acreditam que molhar o cabelo na época da menstruação afeta o ciclo menstrual e, em outras palavras, desregula tudinho. Mas fica calma! Isso também não é verdade.

Andar descalça pode aumentar a cólica

De tanto sofrer com a cólica, muitas mulheres acabam conhecendo uma série de "truques" para evitar ou acabar com essas dores. 

Um deles é evitar andar descalça durante o período de menstruação. Justamente porque o contato com o chão frio pode aumentar ainda mais as dores. Se você ja ouviu isso, pode ficar tranquila! Mesmo que o chão esteja muito frio, por os pés descalços sobre ele não vai te fazer sentir mais cólica. 

Tomar anticoncepcional engorda

Esse é um mito que nunca morre. Mas acredite ou não, tomar anticoncepcional não ajuda a ganhar peso. Normalmente, você pode se sentir mais cheinha depois de começar a tomar pílulas por causa da retenção de líquido.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Nove razões pelas quais uma mulher sente dor no peito


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.