Está comprovado! O calor pode sim mudar o humor das pessoas e não para melhor!

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Está comprovado! O calor pode sim mudar o humor das pessoas e não para melhor!

Date April 27, 2018 23:39

Muitas pessoas mal podem esperar pela chegada do calor. Verão, praia, sol e a prática de esportes ao ar livre muitas vezes podem ser sinônimo de saúde, mas parece que não é bem assim.

Rasstok / Shutterstock.com

 

Diferentes estudos mostram que o aumento súbito da temperatura, assim como a baixa umidade do ar podem afetar o organismo de diversas formas. Uma delas é a saúde mental. Um estudo polaco descobriu que as altas temperaturas podem deixar as pessoas mais impacientes, irritadas, com raciocínio mais lento e com comportamento até mais impulsivo ou mais violento. Estatísticas criminais estudadas relacionaram o calor ao aumento de hostilidade.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dicas para dormir bem em noites de calor

Africa Studio / Shutterstock.com

 

Isso por culpa do famoso cortisol, o hormônio do stress, que pode sofrer variações de acordo com a temperatura. Descobertas identificaram que os níveis de cortisol podem ser mais baixos no inverno do que no verão e esse aumento hormonal (quando estão em doses muito elevadas) também está relacionado ao aumento de inflamações pelo corpo e o consequente aumento das dores em músculos e articulações.

O calor também pode ser acompanhado de um clima seco e da baixa umidade que aumentam a incidência de problemas respiratórios, doenças infecciosas e inflamações no organismo como um todo, podendo favorecer até mesmo casos de infarto e outras complicações cardiovasculares, que podem ser estimuladas pelo aumento da temperatura.

LarsZ / Shutterstock.com

 

Os idosos devem ter os cuidados redobrados porque estão mais suscetíveis as mudanças bruscas de temperatura, principalmente infecções como pneumonia, bronquite e sinusite. Muitos tomam medicamentos controlados e antibióticos e por isso podem ter a imunidade mais baixa.

Fonte: Folha da Região

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Muito calor! Qual temperatura pode levar o ser humano a morte?