Nutricionista revela o poder da alimentação no combate à acne, celulite e queda de cabelo

Dentre todos os fatores que interferem na saúde da nossa pele, cabelo e unhas, a alimentação é um dos principais. 

Segundo a nutricionista Catalina Lopes, ter uma dieta desequilibrada é capaz não só de acelerar o envelhecimento da pele como gerar ou piorar muitos problemas cutâneos e aumentar a queda de cabelo. 

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O papel da alimentação é fornecer água ao corpo, eletrólitos – minerais que são fontes de energia imediata – e nutrientes, os quais constroem, reparam e mantêm os tecidos do nosso corpo, além de fornecerem energia necessária para todas as atividades. Mas essa responsabilidade fica comprometida quando são consumidos alimentos que, na verdade, deveriam ser evitados.

Quando se tem maus hábitos alimentares, nosso corpo pode sofrer várias mudanças na pele, no cabelo e nas unhas, como celulite, acne, alopecia e psoríase. Para evitá-los, portanto, é preciso deixar de lado alguns alimentos, entre eles, adoçantes, açúcares e sal refinados, refrigerantes, farinhas brancas e alimentos processados e industrializados.

Pele

"Além do estilo de vida equilibrado, a alimentação deve ser rica em antioxidantes e compostos bioativos capazes de estabilizar os radicais livres e reduzir o dano celular a nível do DNA, mitocôndria e membrana", afirma a nutricionista. 

Confira a lista de alguns dos alimentos que diminuem o stress oxidativo, potencializando a ação oxidante e protegendo a pele:

  • Uva e mirtilos (resveratrol);
  • Laranja, couve (vitamina C);
  • Brócolis (vitamina C, E e coenzima 10);
  • Feijão azuki, espinafre, nozes e sementes de sésamo (coenzima 10).

Cabelo

A deficiência proteica de vitaminas e de sais minerais afeta diretamente a saúde dos fios, interferindo tanto na estrutura como na cor e no crescimento do cabelo.

Então, se você se queixa de cabelos sem brilho e quebradiços, já sabe o que fazer: adotar uma alimentação saudável e equilibrada.

Unhas

Estrias longitudinais e manchas brancas nas unhas podem ser sinais de deficiência nutricional, principalmente de zinco, proteína e selênio. 

toa55 / Shutterstock.com

Alimentos como frutos secos e abacate ajudam no crescimento e na saúde das unhas e do cabelo.

Dica de ouro

Além de desenvolver bons hábitos alimentares, outra forma de garantir beleza e saúde aos fios, unhas e pele é hidratando-se. E nada melhor do que a própria água para fazer isso. 

"O consumo diário [de água] é fundamental para evitar o envelhecimento precoce, equilíbrio do metabolismo do organismo e eliminação de toxinas", explica a nutricionista.

Fonte: Women's Health

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