7 alternativas naturais, eficazes e de baixo custo para tratar a rinite

Saúde e Estilo de Vida

May 22, 2018 16:58 By Fabiosa

Espirros, coceira nos olhos, no nariz e na garganta são alguns dos incômodos que fazem parte da vida de quem sofre de rinite.

O grande vilão responsável por isso é o excesso de histamina no nosso organismo, que, por sua vez, libera essa substância quando entra em contato com agentes alérgenos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Segundo ciência, mulheres têm mais chances de ter problema no joelho do que os homens. Entenda por que isso acontece

Felizmente, existe solução para esse caso. E o melhor: de maneira natural. De acordo com Angela Faustin, nutricionista e autora do livro Acabando com a Rinite e Sinusite, é possível amenizar esses sintomas por meio de bons hábitos alimentares e de higiene.

Geralmente, encontramos anti-histamínicos em forma de medicamento, que causam sonolência e podem até afetar a nossa psicomotricidade, mas a especialista aponta várias alternativas eficazes e de baixo custo, vindas diretamente da natureza. Veja quais são elas:

1. Alho

nafterphoto / Shutterstock.com

Além de ser muito nutritivo e antioxidante, ele também é um poderoso anti-histamínico. Pode ser utilizado como tempero ou para fazer um chazinho.

2. Agrião

Brent Hofacker / Shutterstock.com

De acordo com um estudo recente, ele é uma das plantas mais eficazes para combater reações alérgicas, uma vez que inibe em torno de 60% das histaminas liberadas pelo organismo.

3. Cebola

MaraZe / Shutterstock.com

Esse é outro tempero eficaz no combate à alergia. Inibe a liberação de histamina e regula os mastócitos, as células do tecido conjuntivo que liberam tal substância no organismo

4. Gengibre

pondpony / Shutterstock.com

Trata-se de uma raiz muito eficaz no tratamento de alergias e doenças respiratórias.

5. Manjericão

Ekaterina Kondratova / Shutterstock.com

É anti-anafilático, estabilizante e anti-histamínico. O ideal é utilizá-lo em forma de folhas frescas, como acontece no preparo de pizzas e molhos.

6. Cúrcuma

Alexander Ruiz Acevedo / Shutterstock.com

Esse poderoso anti-inflamatório também é antioxidante e inibe a ativação dos mastócitos. Ela também é encontrada em outro condimento, o curry, que é bastante utilizado nas culinárias tailandesa e indiana.

7. Camomila

CLICKMANIS / Shutterstock.com

Não é só um calmante poderoso como ajuda a estabilizar a liberação de histamina em nosso organismo. Também pode ser utilizada em banhos por quem tem alergias de pele.

Vale lembrar que é importante consultar um especialista antes de iniciar qualquer procedimento caseiro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: É proibido tomar café durante a gravidez? Entenda como a cafeína pode colocar em risco a saúde do bebê


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.