Galactorreia: condição que faz homens e mulheres que não estão grávidas produzirem leite. Conheça as causas e formas de tratá-la

Afirmar que uma mulher que produz leite é mãe de um bebê pode até parecer algo super óbvio, mas você sabia que é possível que alguém desenvolva a lactação ainda que não esteja grávida? 

Essa condição é chamada de galactorreia e é definida como uma secreção mamilar leitosa não relacionada à produção normal de leite, que pode ter cor transparente, leitosa ou sanguinoleta. Ela pode surgir em pessoas que nunca tiveram relação sexual, filhos ou menopausa e isso inclui homens e crianças.

staras / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 alternativas naturais, eficazes e de baixo custo para tratar a rinite

Causas 

"Resulta do aumento dos níveis de hormônio prolactina, que é secretado pela glândula pituitária. Certas drogas como sedativos, antidepressivos, antipsicóticos, antiácidos, etc. podem levar à galactorreia. O tumor benigno da glândula pituitária também pode levar à galactorréia", afirma Dr. Ashwini Bhalerao-Gandhi, Consultor Ginecologista do Hospital PD Hinduja, em Mumbai. 

Entre as causas mais comuns, estão: estimulação excessiva da mama, efeitos colaterais de medicamentos, doenças endócrinas, como hipotireoidismo e síndromes dos ovários policísticos, e adenoma hipofisário (tumor benigno da hipófise).

Sintomas

Dmytro Zinkevych / Shutterstock.com

Os sintomas da galactorreia vão além da secreção mamilar, que é persistente, intermitente e espontânea. Veja quais são:

  • Um ou ambos os seios podem ser afetados;
  • Períodos irregulares;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas de visão.

Tratamento

Serhii Bobyk / Shutterstock.com

É feito sob a orientação de um endocrinologista e varia de acordo com as causas da galactorreia.

Quando ela é originada pelo uso de medicamento, deve-se conversar com o médico sobre a possibilidade de suspensão ou substituição deste por outro. 

Se a causa tiver sido uma doença, como o hipotireoidismo, ela é tratada de forma a estabilizar os descontroles hormonais. E quando a galactorreia é causada por um tumor, o tratamento pode ser feito com cirurgia ou procedimentos como radioterapia.

Fonte: The Health Site

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Alimentos que devemos consumir antes de chegar na menopausa para diminuir os sintomas típicos dessa fase


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.

 

Recomendamos