6 coisas que a menstruação indica sobre a sua saúde

Saúde e Estilo de Vida

June 12, 2018 17:23 By Fabiosa

Para algumas mulheres a menstruação é um incômodo, enquanto para outras é um momento especial  em que o corpo diz estar fechando um ciclo para começar outro.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 coisas estranhas que acontecem durante a menstruação

Mas saiba que não importa como você se sinta durante o seu período de sangramento, é essencial observar os ciclos menstruais porque eles podem dar sinais de que algo não vai bem em nosso corpo.

 

Por isso, listamos 6 coisas que a menstruação diz sobre nossos corpos.

1.Cólicas insuportáveis

 

Sentir alguma dor ou desconforto na área inferior do abdômen durante a menstruação é normal, mas se o incômodo for muito forte, é melhor procurar um médico porque as dores podem estar relacionadas a doenças como endometriose e ovário policístico.

2. Cor

 

Normalmente o sangue da menstruação tem coloração vermelha escura, mas alterações podem ser normais.

Se o sangue vier um pouco amarronzado, isso não é necessariamente motivo de preocupação já que mudança na coloração pode ser somente um pouco de sangue antigo que ficou parado no útero.

No entanto, se o sangue vem muito claro ou aguado, isso pode ser sinal de que alguma coisa não vai muito bem. As causas dessas alterações podem ser baixos níveis de estrogênio ou nutrientes e um médico deve ser consultado.

3. Coágulos

 

A presença de pequenos coágulos pode ser normal para algumas mulheres, mas se as solidificações forem grande demais, um médico deverá ser procurado já que isso pode ser um indicativo de um desequilíbrio hormonal.

4. Fluxo intenso

 

A quantidade de sangue da menstruação varia de mulher para mulher e durante o ciclo, mas se o fluxo se tornar muito intenso, isso pode indicar algum problema hormonal além de poder gerar uma anemia, por isso, é bom consultar um médico caso o fluxo aumente muito de um ciclo para o outro.

5. Odores estranhos

 

A menstruação tem um odor característico que também varia de mulher para mulher, mas o mau cheiro pode indicar algum problema como uma infecção no útero ou na vagina.

6. Sangramentos fora do período menstrual

 

O sangramento antes ou depois do período menstrual pode ser normal, mas em alguns casos pode indicar algum problema como infecção urinária, pólipos uterinos ou problemas na tireóide e um médico deve ser consultado.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Menstruação irregular? Saiba como calcular, de forma simples, seu período fértil


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.