Entenda o que é rabdomiólise e o que pode gerar a enfermidade

Entenda o que é rabdomiólise e o que pode gerar a enfermidade

Saúde e Estilo de Vida

June 29, 2018 20:25 By Fabiosa

Você sabe o que é rabdomiólise?

 

O nome é complicado, mas a explicação é relativamente simples. Trata-se da síndrome que provoca a destruição das fibras musculares e pode ter consequências bastante graves.

 

Geralmente causada por um lesão por excesso de atividade física ou de peso nos treinos, a rabdomiólise faz com que os músculos afetados liberem substâncias nocivas na corrente sanguínea.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 14 mitos e verdades sobre a musculação

 

Entre as substâncias que são liberadas em um episódio de rabdomiólise está a mioglobina, uma proteína que armazena oxigénio e o transporta aos músculos, mas que em grandes quantidades pode ser extremamente prejudicial à saúde e até causar insuficiência rena.

 

Os sintomas da síndrome incluem fortes dores musculares, febre, naúsea, diarréia e fadiga, que podem ser sinais de outra doença, no entanto, se a urina tiver uma cor vermelha-amarronzada é um sinal claro da síndrome e um médico deve ser consultado imediatamente.

 

Para se prevenir de sofrer esse mal, é indicado que os treinos sejam acompanhados por um profissional qualificado e sejam alternados diariamente entre os diferentes grupos musculares.

 

O diagnóstico da rabdomiólise é feito após a analise dos sintomas, do histórico do paciente e por meio de exames de sangue e urina que irão demonstrar as quantidades das substâncias presentes no organismo.

 

Ainda que os especialistas afirmem que a síndrome é bastante rara e só atinge 1% da população, se você ficou preocupado em estar sofrendo de rabdomiólise, consulte um médico para confirmar o diagnóstico e sempre faça seus treinos acompanhado de um profissional qualificado.

Fonte: Lyfe Style

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 coisas feitas após o treino que prejudicam a saúde


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.