6 sinais de que você está comendo açúcar em excesso

Hoje em dia, todo mundo já sabe que o açúcar é um item que deve ser consumido com moderação, no entanto, muitos produtos levam o ingrediente na forma de sacarose, lactose e frutose, mesmo sem que as pessoas saibam.

Africa Studio / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A quantidade exata de açúcar nos alimentos mais consumidos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que apenas 5% do consumo diários de açúcar venha dessas substâncias adicionadas a muitos produtos e isso significa 6 colheres de chá por dia.

Como muita gente deveria, mas não lê os rótulos dos produtos, acaba consumindo mais açúcar do que acredita estar ingerindo e por isso fizemos uma lista com 6 sinais que o corpo dá de que a ingestão de açúcar está passando dos limites.

1. Você tem muita acne

Vladimir Gjorgiev / Shutterstock.com

Um estudo do Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics relacionou o surgimento ou o aumento de acne na pele com a ingestão exagerada de açúcar.

Por isso, se a quantidade de pontinhos está aumentando muito no seu rosto, está na hora de maneirar nos doces.

2. Você se sente cansado o tempo todo

Se mesmo dormindo o suficiente, você se sente cansado durante o dia, isso pode ser o resultado de uma alta ingestão de açúcar e baixo consumo de proteínas e fibras. 

Então, se você sente dores de cabeça ou cansaço excessivo durante o dia, é melhor diminuir o consumo de açúcar e aumentar o de alimentos proteicos e ricos em fibras.

3. O dentista sempre tem más notícias

Maxx-Studio / Shutterstock.com

As cáries são um sinal nada sutil de que alguém é apaixonado por doces. Quando as bactérias da boca digerem carboidratos de alto teor calórico, elas produzem um ácido que corrói os esmaltes dos dentes  gerando as terríveis cáries.

Então se toda vez que você vai ao dentista ele te dá más notícias, está na hora de repensar a dieta e, claro, escovar melhor os dentes. 

4. Você se sente exausto depois de um treino

Se alimentar corretamente é essencial para um bom treino. Se você consome muito açúcar ocorre um pico de glicose seguido de uma baixa brusca e repentina e isso faz você se sentir muito cansado depois de treinar. 

Então se o cansaço pós-treino é muito grande se alimente com alimentos menos calóricos antes do treino.

5. Você se sente triste

tommaso79 / Shutterstock.com

 

Estudos demonstram que existe uma relação entre o alto consumo de açúcar e a depressão porque uma dieta com excesso da substância causa o aumento dos níveis de inflamação no corpo e isso é um dos fatores que influi na depressão. 

Se você anda se sentindo muito triste sem motivo aparente, observe a sua alimentação pois ela pode ser uma das causas de tanta tristeza.

6. Você nunca está satisfeito

Alimentos ricos em açúcar e com baixos teores de proteínas, fibras e outros nutrientes, não fazem trazem a sensação de saciedade ao organismo.

Por isso, se você abre um pacote de bolacha recheada e não consegue parar até ver o seu fim, está na hora de repensar sua dieta.

Fonte: Business Insider

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mitos e verdades sobre o açúcar

Recomendamos