Estudo aponta grande número de bactérias nos panos de parto que mantemos na cozinha

Saúde e Estilo de Vida

June 19, 2018 18:16 By Fabiosa

Sabe aquele pano de prato que fica pendurado na cozinha e você acaba usando para outras coisas além de secar a ouça?

Pois, segundo um recente estudo da  Universidade da Maurícia, ele pode ser um verdadeiro perigo para sua saúde e de sua família.

Mizkit / Shutterstock.com

 

Os pesquisadores analisaram 100 panos de prato utilizados durante um mês, e descobriram que metade deles tinham bactérias dos grupos coliforme, escherichia coli e staphylococcus aureus.

Matej Kastelic / Shutterstock.com

 

Geralmente, a contaminação acontece porque os panos são utilizados para outras funções como secar as mãos e limpar bancadas, além de secar a louça.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Esponjinha da pia da sua cozinha acumula muitas bactérias e é um perigo para sua saúde

E quando você pega um pano cheio de bactérias para secar a louça, as bactérias passam para os pratos e copos e podem gerar sérias infecções em todos os moradores da casa.

 

De acordo com o biomédico Roberto Martins, mais conhecido como Dr. Bactéria, o ideal é deixar a louça secar no escorredor.

xieyuliang / Shutterstock.com

 

"O pano de prato só é recomendado se estiver seco e devidamente higienizado – e ele deve ser trocado todos os dias. Do contrário, o melhor é optar pela toalha de papel ou deixar a louça secar naturalmente", disse ele en entrevista à Veja SP.

Africa Studio / Shutterstock.com

 

O biomédico também aconselha que a troca do utensílio seja diária e que durante a higienização, se ferva os os panos em um litro de água com uma colher de bicarbonato de sódio por 5 minutos para só então serem lavados na máquina e passados a ferro.

KPG_Payless / Shutterstock.com

 

Além disso, se você usa panos para secar a louça, essa deve ser a única função deles. "Quem costuma enxugar as mãos no pano de prato precisa manter duas unidades à disposição: uma para a louça e outra para si", finaliza o Dr. Bactéria.

 

Fonte: Diário de Notícias, Veja SP

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Estas são as 10 coisas mais infectadas que temos em casa! Fique ligado em como se proteger de bactérias do mal


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.