A infertilidade masculina pode ter início na infância da vida do homem, diz pesquisa

Saúde e Estilo de Vida

June 12, 2018 14:20 By Fabiosa

A fertilidade masculina pode ser alterada por vários fatores. Muitos imaginam que o problema é meramente genético ou provocado por alguma doença, mas não é bem assim. Vários fatores podem fazer com que o homem sofra de infertilidade.

Dentre os principais fatores causadores das alterações no sêmen, o ambiente tóxico é um dos mais comuns. Muitas vezes o homem nem percebe que está tendo a fertilidade afetada pelo ambiente, e só irá descobrir o problema muito tempo depois, quando tentar ter um filho.

Emily frost / Shutterstock.com

Ambientes muito quentes, trabalhos com metais pesados, contato com radiação ou substância tóxicas, são algumas das causas da infertilidade masculina. O trabalho constante em ambientes de poluição também representa um grande risco.

Nos casos de ambientes tóxicos, o homem deve manter um acompanhamento médico regular para que qualquer alteração no sêmen seja detectada antes do quadro se agravar. Mas o ambiente também não é o único responsável pela infertilidade.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Levar o celular no bolso da calça poderia causar impotência e outros problemas reprodutivos

Acidentes como pancadas, chutes ou boladas durante as práticas esportivas podem causar alteração na produção de espermatozoides e obstruções nos canais responsáveis pelo transporte do sêmen.

Dobo Kristian / Shutterstock.com

Os fatores emocionais também podem ser responsáveis pelo problema. Segundo pesquisa realizada na Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, os homens que sofrem de estresse na infância têm níveis mais baixos de produção dos espermatozoides.

O estudo foi feito com 28 homens, que responderam um questionário sobre estresses sofridos até seus 18 anos, como abuso físico, verbal, além de negligência física ou emocional por parte dos pais. Em estudos com camundongos, os pesquisadores perceberam reflexos do problema até mesmo nas próximas gerações.

4 PM production / Shutterstock.com

É importante evitar os ambientes tóxicos e procurar ajuda profissional ao menor sinal de problemas de saúde.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Sob análise, anticoncepcional masculino se mostra seguro e eficaz, mas sociedade parece não estar preparada