Precisamos falar sobre o aumento dos casos de depressão em pessoas com sobrepeso decorren

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Precisamos falar sobre o aumento dos casos de depressão em pessoas com sobrepeso decorrente do uso exagerado das mídias sociais

Date July 10, 2018 14:17

A cultura dos belos corpos veio para ficar. As pessoas sempre gostaram de ter uma boa aparência, mas a internet e as redes sociais vieram para ampliar ainda mais a necessidade de aparecer bem na foto.

Dentre as várias redes sociais que ganharam fama e se tornaram febre entre os internautas, o Instagram tem uma usabilidade muito clara, compartilhar fotos. Seja de sua rotina, seja de sua comida ou sua aparência, o importante é revelar ao mundo, como sua vida é bela.

GaudiLab / Shutterstock.com

Mas a exposição de belos corpos nas redes sociais também tem seu lado negativo. Segundo estudo realizado pela Universidade inglesa de Bristol, as imagens de pessoas com padrões de beleza quase impossíveis de alcançar, podem causar sérios transtornos alimentares em pessoas com sobrepeso, como a bulimia e a anorexia.

Nina Buday / Shutterstock.com

Segundo os pesquisadores, a percepção do próprio corpo pode ser alterada de acordo com as imagens vistas nas redes sociais. O estudo foi realizado com 90 mulheres com idade entre 18 e 25 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) normal. Elas tiveram que avaliar uma série de imagens durante 15 minutos.

staras / Shutterstock.com

De acordo com os resultados, as mulheres que tiveram contato com fotos de outras mulheres com peso ideal (IMC entre 22 e 23) ou sobrepeso, apresentaram maior satisfação com o próprio peso.

GaudiLab / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Como evitar discórdias nas redes sociais e se manter zen

Além da relação entre a aparência e a satisfação pessoal, outras pesquisas apontam uma relação direta entre a depressão e a obesidade. O Dr. Robert Amon descobriu a existência da relação entre as duas doenças. Em suas análises, ele pode constatar que pessoas que tiveram a depressão tratada, conseguiram perder peso em seguida.

iana kauri / Shutterstock.com

Outra relação das redes sociais com a saúde mental das pessoas ficou comprovada com a pesquisa da Royal Society for Public Health, do Reino Unido. 1.479 jovens responderam um questionário sobre a influência das principais redes sociais em seus sentimentos de bem-estar, ansiedade, solidão e sentimento de comunidade.

Usoltsev Kirill / Shutterstock.com

O resultado mostrou que o Instagram é a rede social mais nociva à saúde mental. Segundo a opinião de 7 em cada 10 voluntários da pesquisa, o aplicativo faz com que eles se sintam pior com a própria imagem. No caso das mulheres, 9 entre 10 pensam em fazer mudanças no corpo, por não estarem felizes com a própria aparência.

one photo / Shutterstock.com

Apesar de todas as vantagens que a internet e as redes sociais trazem, é preciso abrir os olhos para os sérios problemas que elas podem causar.

Fonte: Olhar Digital

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Redes sociais podem causar distorção da realidade e paranoia


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.