Você se estressa muito por causa de dinheiro? Entenda por q

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Você se estressa muito por causa de dinheiro? Entenda por que as mulheres sofrem mais com isso do que os homens

Date August 6, 2018 18:12

O estresse acompanha a vida de uma mulher constantemente, se considerarmos a dupla jornada onde se envolve as tarefas de casa e o trabalho formal, podemos entender um pouco deste fato ou pelo menos aceitar os motivos de tantas andarem estressadas por aí. 

totojang1977 / Shutterstock.com

 

Acontece que toda a situação já prescrita pode piorar ainda mais quando se envolve o estresse financeiro, junto a todos outros dilemas da mulher moderna. 

Uma pesquisa recente feita pelo Bank of America Merrill Lync, contatou que 47% das mulheres se dizem menos estáveis financeiramente contra 29% dos homens entrevistados, ou seja, contas e planejamentos envolvendo dinheiro ainda são grandes batalhas na vida daquelas que nasceram no sexo feminino. 

tanja-vashchuk / Shutterstock.com


 

Dentre as principais preocupações listadas nesta pesquisa, praticamente todas são em maioria femininas que masculino.  

As mulheres ainda se preocupam mais em ficar sem dinheiro para aposentadoria do que os homens, os dados não mentem e foram certeiros em afirmar que as damas se estressam mais que os cavalheiros também por medo de ter que trabalhar mais para pagar dívidas, além de ficar doente e perder a principal fonte de renda. 

Photographee.eu / Shutterstock.com

 

Ainda sobre esta coleta de informações, as mulheres são as que tem menos ativos investidos nos bancos, para os investigadores um grande motivo para isso é o fato de interromperem suas carreiras para se tornarem mães por exemplo e por ter gastos maiores com a saúde. 

A coleta também descobriu que a maioria das americanas não tem conhecimento para investimentos financeiros, embora pelo menos nos EUA as mulheres sejam disparadamente melhores pagadoras que os homens, com cerca de 38% de diferença. Ainda assim elas não se sentem confiantes para investir suas economias. 

SizeSquare's / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Contas de início de ano: como se organizar financeiramente?

Outro estudo traz um dado importante, são também as mulheres as mais afetadas pelos agravantes à saúde, causados pelo estresse. 

Estes agravantes podem ir desde uma enxaqueca mais forte até doenças cardíacas, colesterol alto, obesidade e diabetes. 

Whatchara Ritjan / Shutterstock.com

 

E não param por aí, os danos do estresse para a mente é algo preocupante, isto porque pode afetar em diversos setores da vida de uma mulher, os principais efeitos negativos de todo este acúmulo de emoções vão desde ansiedade, raiva e comportamentos anormal, assim como outros problemas psicológicos que podem inclusive levar a depressão. 

Sabendo de tudo isso, algumas dicas para se livras deste mal, são indicadas, se você está ou conhece alguém nesta situação, preste atenção nos conselhos que temos para se livras do estresse financeiro. 

Monkey Business Images / Shutterstock.com

 

Enfrente a situação 

Primeiramente é preciso se conscientizar de que existe algo que está errado e gera o estresse que lhe prejudica. Muitas vezes, permanecemos em negação, fingindo que o problema não existe, mas isto não o faz desaparecer. Respire fundo e aceite que você precisa fazer algo a respeito. 

  

Identifique a raiz do problema 

Seu estresse financeiro pode ter apenas um motivo, mas também pode ter vários. Cabe a você fazer uma boa análise disso tudo, observando o que está tirando o seu sossego. Comece elaborando uma lista com seus problemas, mesmo que, não parece que tenha a ver com seu dinheiro. Depois, observe a questão mais a fundo e descubra de onde vem a raiz.  

Deste modo facilita para se organizar e sair desta bola de neve sem vim. 

 

Crie uma classificação do estresse 

Cada problema tem uma dimensão diferente, como por exemplo, uma dívida enorme no cartão de crédito ser mais grave do que a vontade de adquirir um bem e não poder. Se organize para identificar aqueles com maior peso para os seus ideais e coloque-os como prioridade para resolver. 

Makistock / Shutterstock.com

Mesmo as mulheres sendo mais estressadas, sabemos que força de vontade há de sobra para estas guerreiras, então mãos à obra e reverta esta condição. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dívidas, nunca mais! Saiba quais são os principais erros de quem se afunda nas contas