Pinhão o ano todo! Descubra as vantagens dessa semente tão tradicional nas festas juninas brasileiras

Saúde e Estilo de Vida

June 26, 2018 15:12 By Fabiosa

O pinhão é uma figurinha certa em muitos arraiás de diversas regiões brasileiras. Mas essa sementinha tão rica em inúmeros nutrientes deveria ser consumida não só no mês de junho, mas sim o ano todo. Descubra quais os motivos para se acrescentar o pinhão na sua dieta anual e o que você pode ganhar com isso!

Renata Viola / Shutterstock

Fonte de potássio

A sementinha é grande na sua quantidade nutricional. Rica em nutrientes, uma xícara do pinhão contém a incrível quantidade de 1/6 da dose diária de potássio recomendada. O potássio é bom para fortalecer os ossos e também para evitar cãibras. Por isso, incluir o pinhão no seu pré-treino pode ser uma ótima forma de garantir energia.

Guaxinim / Shutterstock

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Nutrição saudável! 3 itens alimentares imprescindíveis para o corpo depois dos 40 anos

O potássio também é um ótimo vasodilatador, aumentando o diâmetros das artérias e reduzindo a pressão arterial. Assim, é ótimo para combater doenças cardiovasculares.

puhhha / Shutterstock.com

Garante a saciedade

O alimento é fonte de fibras e garante um bom funcionamento da saúde intestinal. Essa característica também contribui para a diminuição do colesterol e para dar aquela sensação de saciedade. Um ótimo aliado para a dieta!

Marcus Foureaux / Shutterstock

Consuma com moderação

Apesar de ser ótima para a saúde, é preciso ter equilíbrio. Por ser bastante calórica e rica em carboidratos, é bom maneirar nas porções e consumir a semente como acompanhamento nas suas saladas ou proteínas. A recomendação é uma porção de cerca de 10 unidades, equivalente a 100 g por dia.

Jobz Fotografia / Shutterstock

Dicas de consumo

O alimento pode ser consumido tanto cozido como em forma de farinha, por exemplo, compondo receitas de pães, massas, biscoitos e bolos. Você mesmo pode criar sua própria farinha, triturando as sementes em um triturador ou liquidificador, e substituir sua farinha de trigo, se assim desejar.

Iuliia Timofeeva / Shutterstock

E aí, que tal acrescentar mais esse ingrediente na sua dieta de todo dia?

Fonte: Boa Forma, Viva Saúde

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Estudo demonstra os benefícios da manga para o sistema vascular e digestivo