Qual a diferença entre a seborreia e caspa? Descubra e aprenda como tratar esses delicados problemas

Saúde e Estilo de Vida

July 26, 2018 22:43 By Fabiosa

É comum ouvirmos por aí alguém reclamando de caspa, aquela tão incômoda casquinha branca que aparece nos momentos mais inconvenientes no nosso couro cabeludo. Mas o que pouca gente sabe é que, muitas vezes, o que a gente na verdade pensa que é caspa, não é. Ficou confuso? 

Gyorgy Barna / Shutterstock.com


Na verdade, uma descamação no nosso couro cabeludo pode se tratar de outras doenças, como dermatite seborreica ou até mesmo psoríase. E o que essas doenças têm em comum e por que tantas pessoas confundem uma com a outra? Essas e outras dúvidas sobre sua saúde dermatológica é o que vamos tentar esclarecer.

Kateryna Kon / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: “Nada de arrancar os cabelos”! A caspa pode vir com tudo no inverno, mas essas dicas podem ajudar a controlar o problema

O que é caspa?

Bem, a caspa é aquela clássica descamação no couro cabeludo. Ela é motivada por inúmeros fatores, desde causas hormonais até mesmo a mudanças de clima e estresse. Mas uma das causas mais comuns são agentes externos que aplicamos na região, como produtos químicos e até água quente. Por isso, pode esquecer aquele ideia de que é falta de higiente. É mito! 


A descamação acontece com a perda das células mortas e costuma ser uma pele bem fininha, sendo a principal diferença entre esse tipo de problema e os outros. 

 

#repost @eumulherzinha . Oiee, meus amores! 💚 . . Domingo também é dia de dica. Você sofre com caspas, seborreias e afins? Conhece alguém que sofre disso? Então se liga nas dicas ⤵️ . . 💚Opção 1: pegue o gel da babosa e aplique na raiz do cabelo (de preferência limpo) massageando bem. Deixe agir por 30 minutos e enxágue normalmente. Faça esse procedimento sempre que for lavar o cabelo; . . 💚Opção 2: dilua o vinagre de maçã em um copo com água. Pode ser no “olhômetro” ou 25ml de vinagre em 100 ml de água. Aplique no cabelo como último enxágue (após o condicionador), de preferência de cabeça para baixo, massageando bem o couro cabeludo para penetrar. Se preferir enxague com água corrente. Faça isso sempre que for lavar o cabelo; . . 💚Opção 3: Faca umectação noturna com o óleo de côco 2x na semana. Aplique o óleo na raiz do cabelo massageando bem e enxágue no dia seguinte; . . . ✳️Então, meus amores, essas dicas já foram testadas por mim e comigo funcionaram. Escolha alguma delas para fazer durante a semana. A minha preferida é a do vinagre de maçã! Espero que tenha ajudado vocês. . . . 👉🏻Marquem as migas e os migos ⤵️ . Sigam @cabelosdajosy @dicasdaalexia . . #caspa #cabelo #lovehair #cabelão

Uma publicação compartilhada por Mylla (@myllahair1) em

E a seborreira?

A dermatite seborreica é considerada um caso mais grave de caspa, pois representa uma doença crônica resultante de uma inflamação que pode se manifestar tanto  no couro cabeludo como em outras partes do corpo onde há oleosidade. As causas são um pouco incertas, mas acredita estar relacionada a mudanças hormonais, climáticas e estresse. O tipo de pele também pode influenciar, assim como a presença do fungo Malassezia no nosso corpo.

Os sintomas são mais graves, pois a descamação são grosseiras, semelhantes a crostas de pele amareladas, com regiões avermelhadas, coceira, ardor e oleosidade na pele e no couro cabeludo e queda de cabelo.

FlyingFlokerr / Shutterstock.com

Psioríase: fique de olho!

Aqui o caso é mais grave. Essa doença é reconhecida como prioritária pela Organização Mundial de Saúde e é caracterizada como uma doença cutânea marcada por placas avermelhadas cobertas por escamas brancas. Pode aparecer no couro cabeludo e na pele inteira, inclusive na testa, nuca e ao redor das orelhas. Ela tem causa hereditária ou outras semelhantes às doenças anteriores, como estresse e clima. Além disso, álcool e cigarro também estão relacionados.

 

A psoríase no couro cabeludo é comumente relacionada ao sistema emocional e, por isso, para contorná-la, recomenda-se evitar o estresse e manter-se calmo. Investir em alimentos de cor laranja e evitar todos os alimentos processados e industrializados também são dicas importantes a serem seguidas, além de desintoxicar o organismo. Expor-se ao sol e tomar banho de mar também constitui um bom tratamento para psoríase, e propicia melhoras em pouco tempo. E claro, procurar um bom profissional especialista em couro cabeludo fará toda a diferença.😉 . . . . 📝Agende seu horário: 🏚️Av. Marcelino Bressiane,1411 | Jd. Marcelino | Caieiras SP ☎(11)44451887💬(11)968181600 Segue nossas Redes Sociais: Faceboo/AlluresHairspa instagram/gisasilva_allureshairspa . . . #psoriase #courocabeludo #tratamentocapilar #terapiacapilar #terapeutacapilar #doençasnocourocabeludo #courocabeludosaudavel #clinicacapilarallurehair

Uma publicação compartilhada por Gisa Silva terapeutacapilar (@gisasilva_allureshairspa) em

Tem como controlar?

Infelizmente, nenhuma dessas doenças tem cura. O que se pode fazer é controlar o seu surgimento ou amenizar o quadro. O uso de produtos anticaspas são indicados, bem como evitar passar produtos na raiz dos cabelos. Evite também banhos quentes e opte por águas mornas na região capilar. Evite gorros, chapéus ou manter a região abafada. E cuidado ao remover as escamas, pois há risco de infecção. O uso de óleos mineral e de oliva ajudam na limpeza das casquinhas sem agredir a pele. Mantenha o cabelo sempre limpo, seco e livre de resíduos.

Africa Studio / Shutterstock

Lembrando que, mesmo não sendo doenças graves e contagiosas, é essencial a consulta de um dermatologista, pois ele poderá ajudar a dinstinguir qual é o seu caso e passar o tratamento adequado para cada um. E lembre-se disso antes de julgar o coleguinha com aqueles indesejados “floquinhos de neve”.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Conheça 4 fatores causadores da caspa e alguns remédios para combatê-la


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.